segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Prestação de contas


Fotos: Claudio Fuentes

Como o chamou Yoani em Geração Y em um de seus posts. Ontem foi à reunião de Prestação de Contas em meu CDR, porém num ato impulsivo não fui. A verdade é que já estou me arrependendo, claro se tivesse podido escrever um post com humor.A última vez em que participei de uma dessas reuniões, um homem que levou realmente a sério, discursou agressivamente contra os vendedores do Ten Cent de 23 e 12, que já não se chama assim, claro, porém que ninguem sabe como se chama e onde nada vale 10 centavos, porque roubam no peso dos compradores. Decidiram, os implicados na discussão, que tomariam guarda dos vendedores no Ten Cent, porém não conseguiram nada com as guardas nem com as denúncias. O tema seguinte foi o assunto das conexões dos refrigeradores: a maioria dos membros da minha CDR, incluindo eu, não recebemos nossas conexões por "alguma extranha razão", ainda que as tenham trazido. Depois falaram do pão, algo relacionado com o leite e o yogurt dos meninos, o desvio dos materiais para construção entre outros problemas sem solução. Uma mulher disse que levava 20 anos discutindo os mesmos temas na reunião...tem que ser perserverante ou estar completamente louco.Depois se falou em aumentar a vigilância e o trabalho político ideológico, ninguem sabe com que fim, se de todas as formas os problemas reais não se solucionam com isso. Desejou-se pronta libertação aos 5PI ( cinco prisioneiros do império ); se disse que o partido era imoral, perdão, imortal; se falou horrores dos EEUU, se cantou o hino e todo mundo foi relutantemente para casa para ver a novela.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Federadas por acaso


Ainda que quase não me interesse o que passa com a fantasma Federação de Mulheres Cubanas (que tão pouco faz pelas mulheres cubanas) e não me considere uma feminista perfeita nem nada desse estilo, não posso evitar me sentir um pouco incômoda ao ouvir no noticiário que Machado Ventura preside a Assembléia Oitavo Congresso da FMC em Guantanamo. Por que esse senhor está presidindo uma assembléia de mulheres? Não são por acaso, as mulheres cubanas, suficientemente inteligentes para dirigir suas próprias organizações? Que sentido pode ter uma organização onde a diferença de sexo é excludente, esteja sendo dirigida por um homem? Recordei-me de quando o Comandante fazia reuniões só com mulheres, para explicar como se fazia café e como funcionavam as panelas elétricas. Parece que nesta igualitária revolução só as mulheres fazem café enquanto que os homens se ocupam de organizá-las, discipliná-las e supostamente, supervioná-las para que realizem as tarefas próprias de seu sexo sem desperdiçar.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

O Natal em CUC


É certo que em Cuba já se pode celebrar o Natal. Quando eu era menina nem se podia falar de Natais, na minha casa não houve árvore até meus 13 anos mais ou menos, custou-me um tremendo trabalho convencer meu pai de que me arma-se uma. Depois que veio o Papa, por sorte o 25 é feriado e o 24 e o 25 são celebrados como se pode ainda que não haja muita comida, pelo menos a família se reune e espera o ano novo e não o primeiro de janeiro, que parece o mesmo porém não é igual, como todos sabemos.A árvore de Natal é mais complicada, custa caro comprá-la, todos os adornos são em CUC e a árvore não sai por menos de 10. Meus amigos quase todos tem árvores de quase sua idade e até conheço quem tem sua ávore comprada na Russia, que lá nos 70 já não estavam tão radicais com o assunto.Talvez pelo fato de não poder desfrutar das festividades natalinas quando menina, esta época do ano me produz ilusão. Todos os anos digo à mim mesma Este ano compro uma árvore. Porém quando vai chegando dezembro analiso minhas contas e deixo para o ano que vem. Gosto de caminhar pelas ruas e ver as duas ou três casas que tem decoração luminosa, hoje são pouquinhas porém talvez algum dia sejam mais. Da mesma maneira que me parecem terríveis os adornos natalinos de alguns centros de venda em moeda conversivel, um pedaço de arbusto amarrado num tubo necessariamente não se identifica como um motivo natalino...porém. Os estabelecimentos em pesos, as escolas e demais, ainda continuam nos 80. Para nosso meninos nos círculos infantis, o Natal todavia não chega.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Com toda a responsabilidade







Ninguem me obrigou a fazer isto. Tudo o que postei foi escrito por minha própria vontade e não estou influenciada por ninguem. Os textos de outras pessoas que publico aqui, faço porque gosto e porque parecem coerentes com a minha maneira de pensar.Quero agradecer a todas as pessoas que tem me apoiado, aos comentaristas e aos meus amigos que tem estado incondicionalmente ao meu lado (ao meu lado não é literal, tenho os meus melhores amigos no estrangeiro e este blog não tem feito mais do que unir-nos).As vezes quando sinto medo e recordo palavras de amigos que me querem ("estás forçando a mão" ou "deves pensar nos que estão te rodeando tambem, em tua família e em teus amigos...os de verdade"), pergunto-me se poderia realmente parar. Nunca tive muito interesse em publicar meus poemas, meus desenhos nunca sairam das agendas que ocasionalmente utilizo para fazer minhas bonecas, sempre encarei o que faço como muito pessoal e jamais me interessei em fazer nada com o lado artístico que possa haver em mim porque não é do meu interesse ser artista, é uma decisão muito pessoal que poderia ou não ser definitiva, porém por hora não mudou. Decidi fazer este blog depois de escrever De la paranoia al grito, que pedi à Yoani que publicasse em seu blog Geração Y. Creio que as palavras que aí coloquei deixam claras minhas intenções. Não posso parar porque então não escreveria...Que poderia dizer? Penso que cada pessoa tem o direito de dizer o que pensa, sem que ele represente perigo para ela mesmo menos ainda para os que a rodeiam. Até agora ninguem ao meu redor sentiu-se ameaçado e os que assim se sintam não tem porque reprovar-me de nada, da mesma maneira que eu nunca os reprovarei por nada.De qualquer modo, incluo umas fotinhas de meus últimos desenhos, para relaxar.

sábado, 20 de dezembro de 2008

Congresso dos CDR



"Temos que fazer a todo custo que o povo odeie os que não trabalham." Palavras de Esteban Lazo no Congresso Nacional dos CDR
Quinta-feira as sete da manhã passou por 17 e 12 um ônibus desses de turismo buzinando a todo o volume. Eu estava na esquina e me assustei pensando que era um acidente, porque normalmente os que buzinam assim são sómente os récem-casados e sei que os cartórios a esta hora não estão abertos nem por acaso.Eram os participantes do não sei quantos Congresso dos CDR, que mui ingênuamente pensavam que nós, os transeuntes, sairíamos a seu encontro com hurras e sorrisos. Tive um flash-back de minha infância: com uma flor na mão parada na Paseo saudava a chegada de Gorbachov. Meus pais extranhamente não haviam ido, meu pai não gostava de Gorbachov (hoje sei porque) assim é que fui com uma vizinha e com sua mãe: parecia que Deus ia passar diante de nós.Por sorte o tempo passa e a gente já não tem vontade de correr atrás de nada nem ninguem. Todos olhavam o ônibus com objeção e eu até ri do absurdo da situação. Esperavam, de verdade, ser aplaudidos pelo povo ao longo de seu trajeto? Por esse mesmo povo que querem levar ao cárcere por "ilegalidades"?Quando estava no primeiro grau, ano de 89, foi um padre espanhol em minha aula. A professora disse a todos nós que quando o padre entrasse lhe disséssemos que em Cuba nosso Deus era Fidel. Caberia perguntar em que status pretendem que os tenhamos, os organizadores do congresso; se tivermos em conta a citação de minha professora, bem poderiam se crer a Santa Inquisição.

Concurso de blogs: Uma ilha virtual



Com o objetivo de fomentar a blogosfera cubana e motivar quem utiliza a Internet para expressar idéias, informações e testemunhos, a equipe da revista Convivência e o conselho do portal Desdecuba.com convocam à competição: Uma Ilha Virtual.

As bases do concurso serão enviadas por e-mail à todos os blogueiros que escrevem desde Cuba. Nesta mensagem ser-lhes-á solicitado que confirmem se desejam participar da competição. Sómente aqueles que responderem de maneira afirmativa a nossa convocação serão considerados indicados para um dos prêmios aqui descritos.


Regulamento:


1. Podem participar todos os blogueiros cubanos radicados atualmente no território nacional.
2. Os blogs apresentados poderão estar participando por sua vez em outros concursos.
3. Poderão se inscrever todos os blogs independentemente da data em foram iniciados.
4. Admitem-se blogs de diversas temáticas, tanto pessoais, informativas, noticiosas, informáticas, turísticas, etc.
5. Cada competidor poderá participar com o número de blogs que decidir.
6. Os blogs concorrentes deverão estar assinados com nome próprio.
7. A presente convocação está vigente desde hoje 19 de dezembro de 2008 até 30 de agosto de 2009, data em que começará a etapa final de julgamento.
8. Os resultados deste concurso serão conhecidos em 9 de setembro de 2009 através dos meios digitais implicados no evento.
9. A decisão do júri sera inapelável. Qualquer categoria incluida na premiação poderá ser declarada inativa se o júri assim o considerar.
10. Outorgar-se-ão menções, no caso do júri decidir fazê-lo.
11. Os membros do júri estão excluidos de participar do concurso.


A participação neste concurso supõe a conformidade do participante com estas bases.
Categorias de prêmios:- Melhor Blog segundo o júri.- Melhor Blog por votação do público.- Melhor desenho de blog.- Melhor Blog informativo e jornalístico.- Prêmio especial outorgado pelo sitio 233 graus. ( http://233grados.com )
No decorrer desta convocação diferentes instituições jornalísticas relacionadas com o jornalismo digital na Internet poderão incluir um prêmio especial sob os critérios que elejam.
O júri está integrado por:o Enrique del Risco, blogueiro de enrisco( http://enrisco.blogsspot.com )

o Reinaldo escobar, blogueiro de Desdeaqui( http://desdecuba.com/reinaldoescobar )

o Ernesto Hernández Busto, blogueiro de Penultimos Dias( http://www.penultimosdias.com )

o Yoani sánchez, blogueira de Generacion Y( http://www.desdecuba.com/generaciony )

o Virgilio Toledo, desenhista da revista Convivencia( http://www.convivenciacuba.es )

o Dagoberto Valdés, diretor da revista Convivencia( http://www.convivenciacuba.es )
O prêmio do júri será um Laptop que facilitará o trabalho do blogueiro. Os prêmios do resto das categorias se darão a conhecer em 1ro de março de 2009 junto a lista definitiva de participantes. A partir desse dia começa a votação online para que os leitores selecionem o que consideram os melhores blogs.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Kangamba


Eu pensava que a guerra de Angola era uma das páginas obscuras de nossa história pós-revolucionária, porém me equivoquei. Acreditei que nunca mais ouviríamos falar de semelhante matança absurda, cujas origens e fins ainda desconhecemos, e que o governo nos pouparia a dor de reviver semelhante história.
Meu pai esteve em Angola. Não se feriu, porém pegou paludismo cinco vezes e embora tenha se curado da enfermidade, não se curou do alcoolismo típico dos que vão à guerra para morrer ou matar. Parece ser que depois de determinada quantidade de sangue e de mortos, já não se pode suportar a realidade da mesma maneira.
Porém não é pelo meu pai que escrevo este post. É por minha vizinha, cujo pai morreu lá. Ela era uma menina, sua mãe não pôde suportar a dor e desenvolveu uma esquizofrenia que talvez nunca houvesse surgido. A menina, hoje uma mulher, cresceu criada por uma louca que ainda não a deixa entrar em seu próprio quarto porque diz que há demônios. As duas, doentes dos nervos, sobreviveram o período especial e o post-especial. Testemunhas de Jeová, buscaram na Fé aquilo que a realidade se negava a dar-lhes: misericórdia.
Recebem uma absurda pensão da Associação de Combatentes, e que evidentemente não lhes chega para nada. Porém não sendo esta suficiente, uma vez dois vizinhos decidiram fazer algo para que alguem do governo se apiedasse delas, porque as condições em que estavam vivendo eram deploráveis. Assim foi que convocaram uma reunião. Não bastando a crua realidade, uma mulher disse que achava que deveriam tirar-lhes a dita pensão, pois muitas vezes elas eram desagradáveis com os vizinhos e não participavam das atividades do CDR. Por sorte, semelhante voz não teve coro.
E agora temos, para o cúmulo da vergonha, um filme que se chama Kangamba e que vendem com ares de epopéia. Para a estréia no Chaplin, mobilizaram uma boa quantidade de soldados que, embora a estréia fosse as oito da noite, foram vestidos de uniforme...ver Kangamba é uma tarefa da revolução. Os Ladas bloquearam toda a zona de estacionamento de 23 e 12, para que à ninguem fique dúvida que para nossos militares não só não lhes dói, senão que lhes orgulha que ainda hoje, depois de quase 20 anos, famílias mutiladas não se recuperem de perdas obscuras e sem razão.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Ciro adere ao G2







Cartaz: Gorki Aguila

O prisioneiro número 6 me convenceu de que eu estava equivocado e que no G2 todo o mundo é contrarrevolucionário, o que ninguem sabe. Por exemplo, o Furri assinou o projeto Varela, a seção 81 elaborou e colabora com a Agenda para a Transição e Escalona Regueira é tremendo drogadicto, sabiam? Claro que não, estão muito desinformados porém eu em troca tenho informação de primeira mão do âmago. Ademais, me assegurou que todos os dias se almoça lagosta e que todas as éguas do MININT são lésbicas e fazem pastéis depois do trabalho.
Agora sou agente secreto e meu novo nome secreto é Tenente Telaplico. Começarei por prender para interrogatório certos elementos antisociais como este que vêem na foto. Trata-se de um friki q obriga aos outros a levantarem-se cedo nos sábados para ensaiar, isto é inadmissivel e digno de castigo exemplar. Adeus.
PD: por fim recuperarei meus papéis.

sábado, 13 de dezembro de 2008

Internet em Cuba: um espaço livre...para a Moral Socialista


Inteirei-me outro dia por Ciro que saiu um novo decreto-lei antiblogger que parece dizer algo assim como “penalizar-se-á o uso indevido da Internet, atendendo a Moral Socialista”.Se por vender ovos podem atirar-lhe dois anos no cárcere, já se pode imaginar por atentar contra a Moral Socialista…É de se ver quem define isso de Moral Socialista.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

10 de dezembro: Dia mundial dos Direitos Humanos

Fotos: Claudio Fuentes Madan

Além das notícias da NTV, trato de ler as outras agências para não perder o fio da realidade. Disse Marx que o homem pensa como vive. Eu não estou quase nunca de acordo com Marx, porém por acaso trato de que me cheguem informações de todas as partes para poder discernir melhor.Trato de ler sempre Penúltimos Dias, gosto muito do blog de Hernández Busto e por ele me inteiro de tudo o que passa em meu país, descontando a colheita de batatas e o último discurso de Chávez, que esse já tive às 8 e meia no horário nobre da televisão cubana.No dez de dezembro por sorte pude ler o blog e fiquei completamente deprimida: a repressão não teve controle. As cifras falam por si mesmas e não posso menos do que sentir-me muito mal.A todos que foram golpeados, visitados, aconselhados ou vigiados neste dia Mundial dos Direitos Humanos lhes ofereço minha solidariedade e meu apoio.À todos os que hoje se encontram encarcerados por exercer a liberdade de expressão e de pensamento minha admiração, meus respeitos e meu agradecimento.Desejo que chegue um dia em que seus nomes estejam nos livros de História de Cuba nas escolas, e que as futuras gerações não tenham que enteirar-se como eu de sua existência por meios alternativos. Nota: Há duas matérias sobre DDHH nos meus primeiros posts deste blog: um no post "Anistia" e outro no post "yo lo que me cago en la madre de los derechos humanos eso", são dois PDF, para os que estejam interessados.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Festival de Sêmen



Que lhes posso contar do Festival de Cinema ?A verdade é que não fui, porém para variar vem OLPL com esta foto do mais representativo do que o Companheiro Comandante em Chefe denominou uma vez "o povo mais culto do mundo". Não creio que haja uma mulher em Havana que vá ao cinema como hobbie e que não tenha passado por esta desagradavel experiência.


Porém... à quem importa?


nota: Este era o nome original do post, porém como já sabem que não posso postar esqueci-me de mandá-lo, lamento que não fique claro que a substancia que se ve na foto é sêmen.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Encontro blogueiro.


Foto: Claudio Fuentes


Quero agradecer aos organizadores deste Encontro Blogueiro e sobretudo à Yoani Sánchez por haver-me dado a oportunidade de ser parte disto. Tambem quero agradecer aos orgãos da Seguridad del Estado por haver mudado o itinerário do nosso encontro: se tivesse ocorrido em Pinar del Rio eu não teria podido participar.

Já tenho todas as comunicações em minhas mãos. Ainda que não tenha podido participar dos encontros porque estou de repouso, Yoani e Reinaldo me fizeram chegar todos os documentos, sinto sobretudo por não ter podido conhecer os outros blogueiros, o que me causou muita decepção. Por sorte este é sómente o primeiro dos muitos encontros que teremos a partir de agora.


Isto é o que há:


1) Importância dos blogs para as instituiçoes fraternais, de Gustavo E. Pardo Valdés.


2) A ética ao escrever um blog, de Eugenio Leal do blog http://desdecuba.com/mason


3) Porque blogueio ? de Andrew Sullivan ? Que se pode ler em:



4) O velho, a Internet e eu, do Guajiro Azul do blog Retazos.


5) Jornalismo cidadão: um canal da sociedade civil, de Myriam Celaya González,



6) Jornalismo cidadão e sociedade da informação, de Dilmas Castellanos do blog: Emanciones



7) Blogopedia, de Reinaldo Escobar, do blog Desde aqui:



8) Notas para motivar um debate em torno da blogosfera cubana, de Yoani Sánchez:



9) A História dos Blogs de Antonio Fumero




segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Histórias de horror e mistério


Foto: Claudio Fuentes

Nisto de estar doente e ter entrado na sala de cirurgia me chama gente para saber como estou e começam as histórias de superação da dificuldade.Uma amiga francesa não acreditava que aqui faziam as regulações menstruais sem anestesia. Enquanto que outra amiga médica sorria irônicamente e respondia que as vezes se faziam até curetagens sem esta. Aí fui eu que não acreditei, juro que não acreditava ser possivel.
Porém a vida de novo me dá uma lição para que deixe de ser tão ingênua e outra garota me chama, que conheço desde pouco porém que tem demonstrado ser sincera e me conta que quando tinha 17 anos ficou grávida, que lhe fizeram uma regulação menstrual e deixaram restos, após três semanas teve uma tremenda infecção e tiveram que curetá-la...sem anestesia.Lembra como o pior dia da sua vida, recorda seus gritos e o médico pedindo-lhe que se portasse bem...
Esta menina é menor do que eu, tem 23 agora, tinha 17 quando sucedeu tudo, estamos falando do ano de 2003.

Esclarecimento:


Regulação menstrual (aborto): extrai-se o feto com uma mangueira que o absorve, realizada entre 3 a 5 semanas de gravidez.


Curetagem (aborto): extrai-se o feto com uma cureta (colher de bordas afiadas) que raspa o útero tirando tudo o que há dentro, realizada entre 6 e 8 semanas de gravidez.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Aposentados do Ministério do Interior


Foto: Claudio Fuentes Madam


Entero-me de que o MININT está distribuindo umas articuladas planilhas entre seus jubilados. Por razões óbvias, não tive a oportunidade de escanea-las, nem de tirar-lhes uma foto, porém apesar disso recordo algumas das categorias para preencher e da idéia geral.Depois do nome, sobrenomes, endereço particular, cargo militar etc, entravam no tema em questão:


Total da pensão?

Possui moradia?

Em que estado se encontra ? Bom-mal-regular

Tem carro? Que marca?

Uma pergunta sobre eletrodomésticos que não recordo.

Necessidades econômicas?

Outras necessidades?
As duas últimas perguntas me fizeram rir as gargalhadas, parece que finalmente o Ministerio del Interior decidiu fazerum censo de miséria entre seus aposentados, para saber com exatidão quantos estão literalmente passando fome com suas pensões de 300 pesos, ou 4oo, ou 500, dá no mesmo porque nenhuma dá para viver.
O mais surpreendente foi escutar os comentários entre os interessados: eu nao vou preencher nenhuma planilha, isso é para saber o que estamos fazendo e meterem-se em nossas casas bisbilhotando; eu tampouco vou preencher nenhuma planilha, depois de uma década sem lembrarem-se de mim, não creio que vão agora consertar minha casa; eu não vou preenchar nada, que irão ver que minha filha me manda dinheiro e decidam que não necessito pensão...,etc, etc.
Parece que a juventude não é a única que perdeu a fé. Apesar do muito que demoraram e do ofensivo que pudesse resultar, não me parece que se ocupem desses que hoje andam com 70 anos vivendo de qualquer coisa menos de créditos de seus 40 anos partindo o lombo no MININT. Apesar de terem se havido durante tantos anos sem direito a tocar um dolar, enquanto este já estava a 150 nas ruas e as pessoas começavam seus negócios. Tanto minha mãe como meu pai eram militares.
Talvez por isso fui a última menina de minha primaria (escola) a ver um dolar enquanto me perguntava porque meus pais trabalhavam até as sete da noite, todos os demais meninos podiam comprar gelados na loja em divisas da esquina e eu seguia comendo couve-flor fervida.



quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Os prêmios Lucas


Fotos: Claudio Fuentes Madan


Aqui estou vendo os prêmios Lucas...que nojo! Sempre os mesmos, parece que só há 5 cantores pop, 4 grupos de rock e 2 bandas de salsa. Os diretores dos vídeos clips, casualmente, tambem são sempre os mesmos. Creio que já disse em posts anteriores que sou tida como "a radical". Faz tempo que perdi a esperança na intelectualidade e nos artistas cubanos (radicados em território nacional). O medo e a acomodação valem mais que a arte, a solidariedade e qualquer tipo de atividade que possa atentar contra a boquinha. Porém depois do caso Gorki já o que me dão são naúseas.Sem embargo num outro dia Ciro, sempre tão compreensivo com seus companheiros (uma pena que não seja vice e versa), me disse: veja, Claudia, o bom de que exista Porno Para Ricardo é que forçamos tanto a barra que já o nivel de censura foi obrigado a baixar; agora outros grupos podem cantar coisas, que talvez nós mesmos se não pudéssemos ter feito "El Comandante" e "O General", não poderiam fazê-las, passam pelos canais oficiais e fazem letras críticas e tudo bem. Nós já somos a ovelha negra. Assim é que me ponho a ver Nassiry ( o de Moneda Dura) cantando "Cuál es tu mala leche", e tudo bem.Não posso negar que Ciro tem razão, embora seja doloroso para mim vê-los convertidos em ovelhas negras do governo e dos músicos tambem. Não sei como ainda tem vontade de fazer um estúdio para ajudar um cenário underground que já demonstrou que nunca os ajudará...enfim, tenho que reconhecer que eu tambem sou vítima deste espírito de "má índole".

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Eu tambem.




Com Reinaldo Escobar no telefone, ainda que sem conexão, e enteirando-me por ele de todo o ocorrido, não tive tempo de expressar minha frustração ante a anulação do nosso primeiro encontro de blogueiros, pois neste mesmo momento um policial bateu em minha porta para entregar-me minha respectiva citação:
Apresentar-se amanhã na estação de polícia de Zapata e C às 2 pm.
Deixo-lhes a foto da citação, acima.