terça-feira, 13 de janeiro de 2009

¿DiSidimos todos ser disidentes? / DiSSidimos todos ser dissidentes ?

(Este texto me foi trazido por uma amiga, parece que meu trabalho está dando frutos e os amigos começam a se agitar e a me darem posts. Ainda que sejam anônimos, sei que pouco a pouco deixarão de sê-lo, já avançamos e este é com pseudônimo, o que me dá esperança de que siga escrevendo)

Foto: OLPL
Texto: La Salamandra Blanca


Há jornalistas, estrangeiros quase sempre porque os nacionais se "cuidam" em demasia, que fazem "perguntinhas incômodas" a "nossos dirigentes", pouco mais ou menos provocadoras de infartos em público. Faz só uns dias que perguntaram a Raúl pela dissidência em Cuba e quase infarta enquanto respondia "contundentemente" a respeito. As vezes um admite como certo que conhece o significado de certas palavras, por muitas razões, por leituras, conversações e de tanto ouví-las das bocas de outros. E sem embargo não as buscamos no dicionário porque o significado é "evidente". Porém me pergunto se as vezes alguns não as empregam mal e nos deixam com uma idéia ligeiramente errônea delas. Disponho-me a dividir, se alguem não buscou estas:

Dissidência: (Do lat. dissidentia.)f. I. Ação e efeito de dissentir. II. Grave desacôrdo de opiniões. Sinon.: desacôrdo, rompimento; Anton.: harmonia.

Dissidente: (Do lat. Dissidens, -entis) p.a. de dissentir. Que dissente.

Divergir: (Do lat. dissidere.) intr...Separar-se da doutrina comum, crença ou conduta.

Essa palavra, dissidência, e todos seus "derivados", neste país foram práticamente convertidas em proibidas, como proibido é quase tudo que seja pensar diferente deles. E por consequencia querem que "as massas" vejam o dissidente como um empesteado social. Fujam do dissidenteeeegrrrr!!!, parecem gritar. Devido a isso pode ser que alguns já foram segregados até de suas famílias, grupos de amigos ou conhecidos, porque simplesmente são ou andam com "desafetos da Coroa". O medo inculcado é grande, reconheço sinceramente que as vezes para mim é,...(por isso escrevo isto como "anônimo").
Neste país, o governo, nas poucas vezes que o faz, menciona a dissidência ( ou "desviados políticos ) como um mínimo de pessoas que eles acreditam "controlar" muito bem. Ademais dão como certo e fazem crer que todas estão supostamente "pagas pelo Império". Conhecendo a fundo já os significados, pergunto-me se o governo, de verdade, acredita ingenuamente que são só um mínimo de pessoas as que dissentem de sua "Doutrina Comum"(??) ou as que estão "gravemente em desacôrdo com as opiniões" dele.
Pois se é assim, creio que se auto enganam ou melhor, se fazem de bobos para não reconhecer que há uma grande percentagem de dissidentes neste país, muitos, milhares. Gente mais do que suficiente que não pensa como "Eles", que querem mudar as coisas, que estão cansadas de tudo, do imutável desde faz 50 anos. Só que lamentavelmente nem todos temos culhões para fazer o que fazem alguns, inclusive gente admiravel e muito jovem, atrevida, com medos porém valentes. E pagos pelo Império? A que Império "Eles" se referem? Ah é, certo que aos "Impérios estrangeiros" pois sim, deve ser, porque neste país uma grande parte do povo vive do que lhe envia seus familiares ou amigos de "fora", não é?

Nenhum comentário: