sábado, 8 de novembro de 2008

Universidade para todos



Foto: Claudio Fuentes Madan



Parece que já se entediaram que a universidade fosse só para os revolucionários, provavelmente pelas evidencias estatísticas, e agora não se trata de revolucionários senão de usufrutuários de mercadorias nas aulas de todas as sedes universitárias do país. Penetrei no espaço, finalmente estou fazendo uma carreira reconhecida pelo ministério da Educação e onde não me perguntam os nomes dos cinco heróis do império: Batman, A mulher elástica,spyderman ,superman e...sempre me falha um.Como os livros não chegam, temos aulas uma vez por semana, que não são suficientes para dar todo o conteúdo, assim há uma prateleira de livros referência, livros escaneados, e resumos que a gente passa de mão em mão e assim vamos preenchendo com bastante indolencia os espaços debaixo da lista de objetivos e conteúdos que, normalmente, devemos superar. Os que não tem possibilidades de impressão, fazer fotografias ou acessar um computador, tem muito trabalho para reunir toda a info.Porem igualmente, não devemos queixar-nos, temos as aulas. Eu pessoalmente prefiro estudar sozinha, assim que anteriormente ia à escola sòmente para debater minhas dúvidas. Agora abdiquei, decidi que prefiro apresentar-me ao exame com minhas dúvidas do que com as explicações dos meus mestres, e vale dizer que não tenho nenhum mestre emergente, senão que todos têem mais de 50 anos.. Como gosto muito de filosofia, é onde tenho mais dúvidas. Apesar da overdose de marxismo-leninismo que agora chamam de Filosofia e Sociedade, porem que é o mesmo, me entusiasmo por oposição (tenho perfil idealista pseudoburguês segundo meus livros).No marxismo existem os pares de categorias que são conceitualmente opostos, porem que interatuam, eu não entendia o par casualidade-necessidade, não entendia que o conceito casualidade coubesse dentro da ideologia marxista. Assim é que vou à escola com minha dúvida: chego, levanto a mão depois de um tempo para não pegar mal e sopro a intromissão ao professor, que jovial me responde:Veja Claudia,olhe, é muito simples, a necesidade é, por exemplo, quando tu necessitas consertar tua casa com materiais de construção que não tens, então um dia sais de casa pela manhã e encontras um caminhão de materiais em frente a tua casa, e não é nada, essa é a casualidade, que satisfaz tua necessidade, entendes?Como sou uma aluna respeitosa disse: mais ou menos, professor.

Nenhum comentário: