domingo, 13 de setembro de 2009

Cansei-me de ouví-los


Imagem: Luis Trápaga

Até agora havia ignorado completamente o assunto, porém o cântaro tantas vezes vai à fonte que se quebra: o meu acaba de quebrar Juan Formell.

Mais além das dissertações sobre as diferentes causas - pressões, ameaças ou compromissos - que levaram Carlos Varela, Amaury Pérez e Juan Formell a falar mal de Porno Para Ricardo em público, para mim o que conta é a consequencia: a grosseria, a moral dupla e o descaramento. Lembro que uma vez fazem já uns tantos anos tive uma discussão bastante deprimente com um amigo que me assegurava que Silvio Rodríguez era deputado na Assembléia Nacional porque o haviam ameaçado, talvez, de matar sua família.

Naquele momento eu estava injuriada, porém hoje o que me faz rir é ver até que ponto nós - o público admirador e seguidor - somos capazes de chegar para justificar a vergonhosa atitude de alguns de nossos artistas e intelectuais. Suponho que sejam as mesmas justificativas que fazem com que hoje Pablo Milanés seja lembrado pelas suas declarações na Espanha e não pelas suas declarações ao Noticiário Nacional de Televisão depois do seu concerto no Protestódromo: este concerto me realizou como revolucionário ( ou algo no estilo), enquanto Gorki estava no seu terceiro dia na prisão e Ciro era interrogado pela Segurança do Estado.

Como dizem por aí de brincadeira: com um papel de dez minutos em Brainstorm, Alberto Pujol se limpou de haver sido durante mese El Tabo. Com cinco minutos de entrevista Formell, Varela, Silvio e Pablo conseguiram que eu, ainda que continue admirando sua obra como artistas, tenha me cansado de ouví-los (jamais gostei de Amaury, portanto não o incluo na lista).
Nota do tradutor: Pujol interpretou um papel (El Tabo) na novela cubana contemporânea similar ao da vida real do frances VIdocq, um criminoso do século 18 que tornou-se policial, o qual inspirou Victor Hugo. Brainstorm é um recente filme cubano sobre a manipulação da imprensa.

Nenhum comentário: