segunda-feira, 9 de março de 2009

Operação policial

Quadro: Carrossel, de Guillermo Malberti, exposto na galeria 23 y 12 no mes passado.

Chego na parada, é o pior horário do P4 (é arriscado) a fila é enorme e vejo que vem um ônibus
lotado que larga um pouco de pessoal na esquina para chegar na parada com menor carga. Não consigo subir. Espero mais uma hora pelo próximo, porém vem tão cheio que não para. Decido-me pelo taxi de 10 pesos, chega a me dar coceira porém não resta outro remédio. Caminho um kilômetro até a parada de Playa, para situar-me na esquina por onde eles passam. Surpresa: estão todos estacionados com cara de cena armada, umas mulheres vestidas de cinzento escrevem em talonários e uns policiais observam a cena: há operação (policial), não haverá forma de sair daqui hoje rapidamente.

Paciência, os minutos passam, pergunto-me se falta muito para que terminem de martirizar os taxistas. Após um tempo não muito grande um se destaca e o vejo caminhar até o carro, discretamente aproximo-me e lhe digo: 23 e 12? Responde-me em voz alta que sim e nos vamos.

Pergunto-lhe pela operação policial e se saiu-se bem, disse-me que sim, sem problemas, porém que lhe deram uma multa. Paradoxo?

-Por que te deram uma multa?
Porquê não tenho licença.
-E como é que entras no carro assim sem problema diante deles?
-Já lhes paguei.
-Por que não tens licença?
-Agora é que começaram a dá-las, porém demora e eu faço praça há anos aqui. Aqui quase ninguem tem licença, lhes dás um jabá e te deixam tranquilo.

Havia-me equivocado, a operação não era para martirizar os taxistas, era para extorquir oficialmente os taxistas, no ponto é mais cômodo porque todos tem que passar por alí. O caminho até o Vedado foi muito divertido, para todo taxi que passava faziamos sinais para que soubesse que havia operação no Paradero, alguns inclusive gritavam suas opiniões a respeito e faziam perguntas.

Suponho que grande parte da população que pegou taxi nesse dia não pode chegar no Paradero, e suponho que os policiais e as mulheres de cinza, fizeram uma boa soma de dinheiro.

Um dia todas as pessoas que tem negócios privados poderão contar as macabras histórias de chantagem e extorsão a que são submetidas diariamente, e poderemos todos saber com cifras exatas o nível de corrupção que reina neste bastião do socialismo: os restaurantes privados fechados porque chegou um cara e levou os papéis sem dar explicações, os policiais tomando dinheiro dos que trabalham por conta própria, os uniformizados verde oliva esticando a mão para receber o pagamento mensal dos que os alugam. Porém não só isso: todos os arquivos que contam essas barbaridades que tem feito e que um dia poderemos ler.

Embora as vezes me lembro da triste história de Milán Kundera sobre a delação e perco um pouco a Fé na suposta hora da verdade. Como vamos confiar nesses arquivos que um dia serão abertos se foram escritos pelos mesmos que hoje vivem da chantagem, mentira e repressão?




Nenhum comentário: