domingo, 7 de junho de 2009

O povo vs uma patrulha



El Ciro e uns amigos foram acampar em Varadero. Estiveram lá num fim de semana e regressaram num interprovincial Astro Yuton. Só 27 pesos cubanos e o ônibus os deixaria no terminal de ônibus de Boyeros, Havana.

Em Tarará uma patrulha com dois policiais, um homem e uma mulher, os detiveram. pediram ao chofer os documentos alegando exceso de velocidade e o mandaram descer do ônibus. Os passageiros, de cara feia, ficaram esperando dentro, olhavam da janela como o motorista protestava e se queixava de algo.

Alguém deu o alarme: estão levando-o! Aí mesmo todo o pessoal desceu, o cara já estava metido dentro do Lada. Lançaram-se sobre ele e o tiraram diante dos narizes dos policiais, que não esperavam uma turba praiana com desejos de chegar rápido em casa no domingo. Fizeram o mais razoável: fugir. O pobre chofer estava emocionado, contou a história detalhadamente: os diálogos, as ameaças e a prisão.

O pessoal se comoveu, quase todos haviam sofrido algum tipo de assédio por parte da PNR. Decidiram colher assinaturas (nome completo e número da carteira de identidade) todo mundo assinou, tiraram fotos e entregaram `a vítima resgatada para que fizesse uma denúncia.

Chegaram um pouco mais tarde que o previsto, porém todos estavam orgulhosos, certamente o chofer poderá dizer que foi a melhor viagem da sua vida.





Nenhum comentário: