sábado, 28 de novembro de 2009

Adeus ao xampú


Foto: Claudio Fuentes Madan

Tenho, como se diz por aí, o cabelo "bom". Não uso condicionador, uso qualquer tintura e meus gastos com xampú não excedem 2 CUC. Até agora tudo havia funcionado perfeitamente: Sedal, Four Seasons, Natural ou Cosas de Botica são as marcas nacionais, sempre em CUC, porém as mais baratas. Para lavar a cabeça - desde muito tempo - tem-se que pagar em "moneda dura" (CUC), que nunca chega com o salário.

No mes passado tudo começou a se complicar. Por alguma misteriosa razão a qualidade do xampú está baixa, lavo a cabeça e parece arame. Minhas amigas comentam também, é como se de um momento para o outro fôssemos obrigados a comprar "al duro" (com CUCs), bem caro.

Atordoam-me os comentários, um ambiente apocalíptico me circunda no passeio habitual. Enquanto cada vez comprar torna-se mais caro e os produtos são piores, aumenta uma conjetura popular sobre a escassez - se isto ainda é possível - a Paranóia Cotidiana: virão mais apagões, desaparecerão das lojas todos os produtos importados, acabarão com a caderneta (de racionamento), o CUC baixará ou subirá (esta bola* é a mais instável de todas), estão criando brigadas de resposta rápida de novo, etc.

O pior é que pouco me importa, estou cansada da premissa "sempre pode piorar". As vezes questiono quanto pior podemos imaginar a nossa realidade, até onde somos capazes de extender o limite do nosso "viver mal" social. Não ganhar um salário decente, aplaudir com cara de adoração ou gritar como uma horda primitiva, suportar a propaganda política, não dissentir, viver a moral dupla, não pensar, não falar, desconfiar, delatar, não escrever, não sair à rua, comer mal, não poder consertar a casa, não viajar e não lavar a cabeça parece não ser suficiente ante o novo mal: a coisa vai ficar preta.

*Bola: conjeturas que circulam de boca em boca e que tentam "adivinhar" os movimentos econômicos, políticos ou sociais do futuro imediato, a maioria das vezes em contradição com a informação oferecida nos meios de difusão de massa.

Nenhum comentário: