quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Direitos humanos


Hoje eu não queria escrever, não sabia como começar um texto para o dez de dezembro. Não sei como expressar neste blog que os direitos humanos, no meu país, perderam seu significado. Esquecemos tudo o que está implícito nestas palavras e ficamos com aquelas que a experiência nos tem gravado anos após ano: o medo e a paranóia.

Acabo pensando que são os únicos direitos que vão ficando. De todos os outros que possam existir, uma metade foi esquecida e a outra proibida, que ao fim quase torna-se o mesmo.

Quando saio à rua e vejo aqueles que de alguma forma exercem seu pedacinho de poder - funcionários, policiais, burocratas, médicos, professores e jornalistas - e os vejo pisotear os direitos dos seus concidadãos e as vezes até seus próprios, pergunto-me se sabem o que estão fazendo, se têem consciência. Talvez minha teoria seja ingênua, porém intuo que depois de 50 anos de absolutismo esquecemos completamente o que significam coisas como: Estado de Direito, Justiça e Direitos Humanos. Tudo soa como ficção científica...Direito a que?

Por isso amanhã para a maioria dos meus vizinhos será um dia qualquer, alguns dos meus amigos serão aborrecidos pela polícia e outros visitados pela segurança do estado, com sorte nenhum sairá machucado por tirar uma foto num lugar inapropriado, o Festival de Cine continuará seu curso e ninguém se perguntará porque para ver a sessão do Chaplin há que se passar em frente de um pelotão de militares.

2 comentários:

Luiza disse...

Conheci teu blog agora. excelente! ja está nos favoritos. Sucesso pra ti. Abraço.

Valdecy Alves disse...

Olá. Sem dúvida que a efetivação dos direitos humanos sempre foi e continua sendo uma utopia. Que bom que há pessoas como você, que trata de tema tão delicado e importante em seu blog. Também tenho algumas matérias sobre o tema em meu blog: www.valdecyalves.blogspot.com

Para você um maravilhoso 2010 com maior efetivação dos direitos humanos mais fundamentais. Meu blog: www.valdecyalves.blogspot.com