terça-feira, 19 de janeiro de 2010

A pólvora! *


Foto: Claudio Fuentes Madan

Lí na Mala Letra este artigo sobre o controle de substâncias explosivas que existe em Cuba e lembrei-me de uma história da minha adolescência que se adapta muito ao que Regina Coyula expõe.

Quando eu tinha 18 anos ia muito muito à casa de um amigo - agora sua casa está na Espanha - e passava as tardes com ele e sua mãe. Era uma família pequena porém com recordações dolorosas, viviam na metade de sua casa pois a outra metade - a planta baixa - lhes havia sido confiscada nos primeiros anos do triunfo da Revolução.

Meu amigo acabara de terminar o Serviço Militar e o ambiente era festivo apesar do seu corpo esquálido, evidência de dois anos de má nutrição, militarização e preparação para a Guerra de Todo o Povo. Decidimos que para apagar de um golpe todoas as más recordações do *verde faríamos uma limpeza geral e jogaríamos fora tudo o que pertencia as forças armadas. Mãos a obra e, em poucas horas, duas bolsas cheias de uniformes, cantis, caixinhas e até papéis foram parar na lata de lixo da esquina.

Nesta mesma noite, enquanto comíamos, um oficial da Polícia Nacional Revolucionária bateu na porta. depois de pedir nossas identidades, interrogar-nos sobre nossas atividades, maltratar-nos um pouco e tomar café, confessou o motivo de sua imperiosa visita: nos sacos que havíamos jogado fora encontraram uma caixa de balas. Meu amigo teve que explicar com riqueza de detalhes como depois de um treinamento de tiro essas balas foram parar na sua mochila, de onde esqueceu de tirá-las. Sua mãe teve que assinar um papel absurdo cujo conteúdo sou incapaz de recordar, uma espécie de compromisso com a segurança da pátria.

Antes que o homem finalmente desse por terminada a entrevista-interrogatório, não pudemos aguentar a curiosidade: como haviam encontrado uma caixinha de balas dentro de uma bolsa, dentro de um asqueroso latão de lixo numa esquina perdida de Havana e como, além disso, sabiam que essa bolsa havia sido jogada fora por nós? O policial respondeu orgulhoso: "temos contatos em todas as partes, foi trazida por um de nossos buzos, tenham cuidado com o que jogam fora".

* Frase do animado cubano "Elpídio Valdés"
* Serviço Militar Obrigatório

Nenhum comentário: