segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A chamada dos sábados

Paneque é jornalista independente da causa dos 75, está condenado a 24 anos de privação de liberdade e encontra-se na prisão de Las Mangas, em Bayamo. Só pode fazer uma chamada semanal de 25 minutos, aos sábados. Seu tempo escasso é utilizado as vezes para me chamar, umas para me cumprimentar e outras para ditar-me seus posts. Colocamos suas palavras no blog de Pablo Pacheco, que divide o espaço com seus companheiros de causa e converteu-se na Voz de alguns dos prisioneiros de consciência.

Neste sábado Paneque me chamou, estava um pouco triste porque não tem visitas, a prisão está em quarentena: uma epidemia de conjuntivite da qual ele mesmo padece nestes momentos. Sua chamada foi sobretudo para me ditar um texto de felicitação ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pelo seu recente Prêmio Nobel da Paz. Lamentavelmente quase não pôde falar comigo: uma pessoa, cuja única função é escutar o que diz, interveio porque considerou que a conversação era contrarrevolucionária.

Aqui está a gravação do nosso diálogo obstaculizado:

Nenhum comentário: