quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A morte de Orlando Zapata Tamayo



Vídeo: Yoani Sánchez

Hoje pela manhã Berta me chamou, irmã de Antúnez, e me relatou o arrepiante diálogo que a mãe de Orlando Zapata Tamayo teve com um oficial da segurança do estado:

-Reina, tenho uma boa notícia e outra má. A boa: seu filho será transladado à um hospital; a má: está muito grave.

Há que ser cruel, ruim e insensível para dizer isto à uma mãe. Há que ser desapiedado, indolente e néscio para deixar um ser morrer de fome. E há que ser muito, mas muito diabólico, para tirar a vida de um homem pelos seus princípios.

Na sua morte está toda a vergonha destes cinquenta e um anos de paranóicos, silenciados, assustados, perdidos, afogados e mortos de frio. Nela está o berro de tres gerações que se perdeu e esqueceu dessa maravilhosa palavra que tanto encerra: liberdade. Nela está o legado desta absurdamente longa revolução cubana: nossos princípios mortos ou morto o que luta por eles.

Hoje é um dia de pranto. Meu maior desejo é que amanhã, quando o 23 de fevereiro se repetir em nossos calendários, esteja todo o país em luto nacional.

3 comentários:

Hildegardis Ferreira disse...

Zapata deixa a certeza de que devemos continuar a nossa luta em defesa da liberdade para os filhos e netos da Revolução.
Ao Irmãos Cubanos os meus lamentos.
Saudações,
Hildegardis Ferreira
Barbalha/Ceará/Brasil

baracoa disse...

Hildegardis, obrigado por seu pesar. Obrigado também por estar nessa luta, que nós, cubanos, de 50 anos. ...
A tirania de Cuba, não merece qualquer governo a vontade livre prestação de assistência ... da Silva, presidente de seu país Este cego, Cuba .... não entendo como você pode dar apoio a um país onde não existe sequer direito a mínima para os cidadãos. Saludos

Anônimo disse...

É uma pena que nosso presidente fale tantas bobagens. Apesar de ter feito (e ainda fazer) um governo bastante razoável, é sempre cego para os erros da "esquerda", de seu partido (o PT) e de seus "amigos" da "nova e revolucionária" esquerda da América Latina, sendo sempre conivente, em qualquer situação, com os erros grosseiros por eles cometidos.
Como BRASILEIRO, peço mil desculpas pela pela grande asneira dita por ele. É imperdoável, principalmente pelo cargo que ocupa e principalmente, por quem já foi persiguido político!