sábado, 18 de abril de 2009

Opiniões literárias



Foto tirada do blog de Zoé Valdés

Estou numa casa esperando uma amiga, há dois livros em cima da mesa: "La Nada Cotidiana" e "El Dolor del Dólar", ambos de Zoé Valdés. Não tinha lido o segundo, assim o pego e ponho-me a folhear-lo ao acaso, pergunto-me de quem seriam para perdir-lhes emprestados...a gente entra e sai, porém ninguem parece ser o proprietário. Num momento determinado estrangeiro entra, olha com espanto a bibliografia e exclama: mas quem lê esse horror !

Olho-o supresa e só me ocorre perguntar timidamente: Porque ? Suponho que me falará de literatura, que não gosta de Zoé, cada cor tem seu apreciador, não? Até imagino uma interessante conversação literária, pretendo confessar-lhe que não lí "El dolor del dólar" porém que gostei muito de "La Nada Cotidiana"...todavia minha imaginação, por muito fecunda que seja, sempre é superada pela realidade. Olha-me e sei, pela sua expressão, que pensa que não sei quem é a autora, assim me dedica cinco minutos do seu tempo para explicar-me:

- Essa escritora é o pior da "campanha internacional anticubana" etc., etc., etc., muito produtiva (e com nojo acrescenta) tem tido muito êxito na França.

Fico apatetada, esperava o golpe por qualquer outro flanco, por um segundo duvidei, talvez estou delirando, talvez Randy Alonso se disfarce de turista aos meio-dias antes de ir para a Mesa Redonda. Porém sou perseverante, já elaboro uma resposta ainda que me deprima um pouco ter estas discussões com os cidadãos europeus livres, espero que coloque uma vírgula em seu discurso sómente para dizer:

-Creio que a posição de Zoé Valdés é contra o governo cubano e não contra o povo cubano, que não é o mesmo.

Porém fico com a frase na ponta da lingua, termina seu sermão, me dá as costas e se retira. Dá por certo tantas coisas que não acredita ser necessário esperar pela minha reação: está convencido de que não tenho nada a dizer, de que não lí Zoé Valdés (os livros bem poderiam ser meus), de que desconheço o conceito de "campanha anticubana", de que não leio, de que não sou capaz de opinar nem sobre política, nem sobre sociedade e nem sobre literatura.

Nenhum comentário: