quarta-feira, 8 de abril de 2009

Um caso estranho de amnésia?



Foto: Claudio Fuentes Madan

Parece que para alguns jornalistas oficiais, para os organizadores de eventos culturais dentro de Cuba, para os ministros , para os representantes de instituições e até para o "companheiro" Fidel, acomete um estranho mal. Este já tem cheiro de epidemia e comenta-se que ainda não tem cura, seu sintoma mais evidente é a incapacidade de pronunciar um nome: Yoani Sánchez.

De "ovelha desgarrada", "metida", até por ultimamente "A moça blogueira esta muito famosa", dito por Abel Prieto a propósito da intervenção de Yoani Sánchez na performance de Tania Bruguera, chamam a atenção. Será que o oficialismo não está capacitado para pronunciar nomes com Y? Isto é uma técnica da Segurança do Estado para minimizar Geração Y? Parece que a segurança não deu conta que pode estar colocando Ministros e Governo numa situação um pouco incômoda: ou estão completamente desinformados ou teem amnésia.

É uma pena que o Ministro da Cultura não só não recorde o nome de Yoani Sánchez, senão que tambem tenha esquecido de todos nós que falamos por esse microfone no domingo 29 de março as 8 da noite, refiro-me aos artistas, aos não artistas (como eu) e aos alheios a cultura (segundo nota oficial dos organizadores da bienal), aos que ainda não logrou identificar ( talvez se referissem à pomba).

Outra coisa interessante nas declarações de Abel Prieto:

"...pegou o microfone para fazer um discurso contra a revolução. Ela disse que a Internet era uma fenda na censura cubana."

Para mais abaixo acrescentar:

"O que pediu é algo que consideramos importante: criar um clima apropriado para a recepção deste tipo de arte..."

São sómente minhas impressões ou realmente há ambiguidade em suas palavras?

Nenhum comentário: