terça-feira, 21 de abril de 2009

Militarização


Estou feliz com que os Estados Unidos levantem as sanções e assumam uma nova posição política com respeito ao governo cubano. Porém me aperta o peito quando saio à rua e reafirmo uma impressão que vai se convertendo em certeza nestes últimos meses: de cada cinco carros que circulam pelas avenidas dois tem chapa verde. Meus amigos confirmam minha inquietude, além dos conhecidos Ladas, agora BMW e Audi ostentam a inconfundível chapa do Ministério do Interior.

O que está sucedendo? Por que de cada cinco carros há dois de militares? Por que vejo minha cidade "enverdecer-se" a níveis absurdos em menos de três meses? Por que desde 23 e G até 23 e Malecón há, além dos policiais, grupos uniformizados de verde oliva transitando? Por que se Raúl Castro afirma que quer terminar com a "Guerra Fria", a operação Caiguirán continua levando diariamente os homens "aptos" FAR ? Pois sim: artistas, médicos, informatas, estudantes, desvinculados, vinculados, profissionais e todo mundo receberam a tristemente esperada citação do Comitê Militar para mobilizarem-se numa Unidade Militar durante um mes no mínimo (meu cunhado foi levado duas vezes). Por que se o governo cubano exige o levantamento total do embargo e apóia a reunificação familiar, Edgar López leva dois anos esperando sua permissão de saída para estar com sua esposa, sua mãe e seus irmãos? Por que então há um aparato e detenções diárias em frente a sua casa para que termine sua greve de fome ? Não seria mais consequente, mais inteligente e inclusive mais conveniente para o governo outorgar-lhe o livreto branco?

A desinformação é um buraco negro no cérebro da gente. Ontem saindo do cinema um amigo me dizia que era bom suspender as sanções sobre as viagens, porém que Obama deveria também suspender as restrições informáticas... Quando lhe disse que já estavam suspensas quase desmaia: acabava de argumentar que em Cuba não havia Internet por culpa do embargo.
Com os olhos muito abertos e cara de decepção respondeu: Porém isso não o disse!

Já perguntei num post: Estamos em Alerta Vermelho? Porém o triste é que parece que continuamos.

Nenhum comentário: