sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Sobre as que não se adaptam

Imagem: escultura na entrada do cinema Chaplin, na 23 com 10, Vedado

Quando tinha 14 anos, estava no nono grau e a única coisa que sabia era que não queria me diplomar, por isso não me apresentei para os exames de ingresso na Lenin. Não estava certa de entrar na San Alejandro: naquela época para a Cidade de Havana davam uns 7 lugares, e era de conhecimento público entre os alunos que ficavamos estudando na Elemental de Artes Plásticas, que 5 delas tinham nomes e sobrenomes. Adolescente, não tinha nem idéia do que ia fazer com a minha vida e me haviam chegado rumores de que optar pelo pré-universitário numa escola sem internato poderia significar muitos dólares que a minha família não tinha, ou viver em extrema pobreza.

Terminei a secundária sem haver feito provas para ingresso em nada e sem meu certificado para o pré-universitário sem internato. Optei por ir para a escola "Heróis de Chapultepec", uma escola interna para professores em formação, com a esperança de que tres anos poderiam ser mais rápidos e depois poderia ir para a Universidade de Havana estudar biologia.

Após tres semanas em Chapultepec, na cidade de Guira de Melen, eu perdi 7 kilos. Eles me deram Salbutamol spray duas vezes ao dia e Aminofilina intravenosa, droga broncodilatadora. Na escola, o médico era o único a saber, além de mim, que eu não me adaptara bem.

Minha mãe percorria todos os ministérios apresentando os atestados do médico da escola interna dizendo que eu deveria ser transferida para uma escola não interna. Tres semanas depois eu estava fora da escola com o certificado, e fiquei em casa esperando a resposta do Ministério da Educação sobre o que eles iam fazer comigo.

Um mes depois tive recusada minha tranferência para uma escola pré-universitária não interna, com a afirmação que minha doença desenvolveu-se na escola interna e eu somente poderia ir para uma escola não interna se já tivesse a doença.

Finalmente fui estudar Contabilidade e Finanças, começando no fim de outubro. Ainda me lembro do primeiro dia quando, sentada na classe, não tinha a menor ideia do que era "Contabilidade".

Nenhum comentário: