sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Variedades


Quando eu era uma menina a loja da 23 com 10 já não se chamava Ten Cent, contudo não posso repetir seu nome porque todos continuavam - e continuam - chamando assim. Enquanto fui crescendo a Ten Cent mudou de nome várias vezes e também foi remodelada.

Recordo agora um conto de Virgilio Piñera onde se falava dos desjejuns, isso foi na época em que um balcão vermelho ocupava o lado esquerdo do enorme local e em pequenas mesinhas se podia almoçar como num restaurante. Ainda posso reviver a melancolia que a demolição provocou em minha mãe.

É natural que as instalações se modernizem, renovem seu estilo e dinamizem suas vendas, porém o que aconteceu com o Ten Cent - último nome: Variedades - foi o contrário. Pareceu ter um pequeno apogeu nos finais dos noventa, quando o governo decidiu dar algumas licenças para a venda privada, e 23 com 10 se encheu de artesãos e vendedores de móveis. Contudo durou pouco - a inciativa privada fazia muito feliz um povo supostamente inspirado na versão tropical da ditadura do proletariado.

Quando o mundo avançou para o século XXI o estabelecimento retrocedeu no tempo, de nada valeram as obras e o "muda que muda" de lugar dos departamentos de venda: as prateleiras estavam cada vez mais vazias. Daquele comércio que oferecia em moeda nacional a maioria dos produtos de primeira necessidade, não restava nem a lembrança, assim foi que a fama "tá pelado" pegou mais que todas as denominações anteriores.

Na segunda-feira, 25 de janeiro - após outra reconstrução - reabriu. Com nova aparência e maior variedade de produtos a fila é enorme para conseguir entrar. Um detalhe se manteve, tudo é em moeda nacional...Todavia os preços sim é que variaram: por exemplo, uma lata de marmelada de manga custa 200 pesos, mais ou menos 10 CUC. Que tipo de salário permite esses luxos? A maioria dos profissionais sabe que a marmelada não é para eles.

Exibo um vídeo do Ciro que fez umas marmeladas caseiras especiais desde que viu a grande lata nas prateleiras:


Nenhum comentário: