domingo, 12 de setembro de 2010

Sacrificio


Foto: Orlando Luis Pardo Lazo

Pegou a missão por várias razões: depositariam 50 CUC mensais num banco em Cuba, poderia adquirir os eletrodomésticos que tanto necessitou durante a vida toda, compraria roupa para seus filhos e, além disso, sairia da maldita policlínica que estava lhe acabando com a existência.

Sabia que a Venezuela era um país bem violento e politicamente instável, porém a delegação cubana estaria bem protegida, supostamente era prioridade. Os localizaram nas cercanias, uma zona pobre e com muita deliquência. Ninguém lhe advertiu que ao chegar lhe seria tomado o passaporte e ficaria sem documentos. Trabalhou muito, descobriu que os venezuelanos em sua maioria sentem o mesmo que os cubanos: a política dividiu sua sociedade em dois.

Sofreu os ódios de um povo que, do mesmo modo que o seu, perdeu as rédeas do seu futuro. Descobriu que a paranóia não tem fronteiras e que o medo também viaja nos aviões. Um companheiro seu morreu num tumulto entre bandos do bairro. Pediu para regressar para Cuba porém o compromisso era interminável – como o partido comunista – e isso de ficar deprimida não é compatível com a solidariedade entre os povos. Todavia não pode regressar e para se consolar, a cada manhã em frente ao espelho, trata-se com: 50 cuc, 50 cuc, 50 cuc.

3 comentários:

Jambalaia disse...

A Venezuela era o único país da América do Sul que não tinha sofrido um golpe militar. Eu creio que os políticos venezuelanos devem ter culpa para que este país tenha chegado ao ponto onde está.

Daqui do Brasil vemos que o país é dirigido por um palhaço que liquidou as instituições democráticas daquele país.

Não vemos aqui pessoal defendendo aquele palhaço. Temos a impressão que uma hora ele será derrubado do governo, via força.

A Venezuela é um país grande e complexo. Uma economia socialista apenas vai levar o país a ruína.

A rigor os países da América Latina, incluindo o Brasil não possuem uma economia versátil.

Invenções feitas no passado, como os planos econômicos do Sarney e Collor foram na sua maioria uma grande piada sem graça.

O plano econômico venezuelano é igual aos planos fracassados do Brasil.

Aqui ao menos mudamos. Lá se mantém o fracasso.

Zé disse...

Você não escreve mais? Vou sentir sua falta.

Anônimo disse...

O blog da Yoani está censurado!!!

Não consigo entrar desde 06 mar 2011.

Os patifes dos ditadores castros querem calar a força das palavras dos dissidentes cubanos.

Liberdade e democracia para o povo cubano e líbio.