sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Aposentados do Ministério do Interior


Foto: Claudio Fuentes Madam


Entero-me de que o MININT está distribuindo umas articuladas planilhas entre seus jubilados. Por razões óbvias, não tive a oportunidade de escanea-las, nem de tirar-lhes uma foto, porém apesar disso recordo algumas das categorias para preencher e da idéia geral.Depois do nome, sobrenomes, endereço particular, cargo militar etc, entravam no tema em questão:


Total da pensão?

Possui moradia?

Em que estado se encontra ? Bom-mal-regular

Tem carro? Que marca?

Uma pergunta sobre eletrodomésticos que não recordo.

Necessidades econômicas?

Outras necessidades?
As duas últimas perguntas me fizeram rir as gargalhadas, parece que finalmente o Ministerio del Interior decidiu fazerum censo de miséria entre seus aposentados, para saber com exatidão quantos estão literalmente passando fome com suas pensões de 300 pesos, ou 4oo, ou 500, dá no mesmo porque nenhuma dá para viver.
O mais surpreendente foi escutar os comentários entre os interessados: eu nao vou preencher nenhuma planilha, isso é para saber o que estamos fazendo e meterem-se em nossas casas bisbilhotando; eu tampouco vou preencher nenhuma planilha, depois de uma década sem lembrarem-se de mim, não creio que vão agora consertar minha casa; eu não vou preenchar nada, que irão ver que minha filha me manda dinheiro e decidam que não necessito pensão...,etc, etc.
Parece que a juventude não é a única que perdeu a fé. Apesar do muito que demoraram e do ofensivo que pudesse resultar, não me parece que se ocupem desses que hoje andam com 70 anos vivendo de qualquer coisa menos de créditos de seus 40 anos partindo o lombo no MININT. Apesar de terem se havido durante tantos anos sem direito a tocar um dolar, enquanto este já estava a 150 nas ruas e as pessoas começavam seus negócios. Tanto minha mãe como meu pai eram militares.
Talvez por isso fui a última menina de minha primaria (escola) a ver um dolar enquanto me perguntava porque meus pais trabalhavam até as sete da noite, todos os demais meninos podiam comprar gelados na loja em divisas da esquina e eu seguia comendo couve-flor fervida.



Nenhum comentário: