quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

O Natal em CUC


É certo que em Cuba já se pode celebrar o Natal. Quando eu era menina nem se podia falar de Natais, na minha casa não houve árvore até meus 13 anos mais ou menos, custou-me um tremendo trabalho convencer meu pai de que me arma-se uma. Depois que veio o Papa, por sorte o 25 é feriado e o 24 e o 25 são celebrados como se pode ainda que não haja muita comida, pelo menos a família se reune e espera o ano novo e não o primeiro de janeiro, que parece o mesmo porém não é igual, como todos sabemos.A árvore de Natal é mais complicada, custa caro comprá-la, todos os adornos são em CUC e a árvore não sai por menos de 10. Meus amigos quase todos tem árvores de quase sua idade e até conheço quem tem sua ávore comprada na Russia, que lá nos 70 já não estavam tão radicais com o assunto.Talvez pelo fato de não poder desfrutar das festividades natalinas quando menina, esta época do ano me produz ilusão. Todos os anos digo à mim mesma Este ano compro uma árvore. Porém quando vai chegando dezembro analiso minhas contas e deixo para o ano que vem. Gosto de caminhar pelas ruas e ver as duas ou três casas que tem decoração luminosa, hoje são pouquinhas porém talvez algum dia sejam mais. Da mesma maneira que me parecem terríveis os adornos natalinos de alguns centros de venda em moeda conversivel, um pedaço de arbusto amarrado num tubo necessariamente não se identifica como um motivo natalino...porém. Os estabelecimentos em pesos, as escolas e demais, ainda continuam nos 80. Para nosso meninos nos círculos infantis, o Natal todavia não chega.

Nenhum comentário: