quarta-feira, 3 de março de 2010

A solidariedade de Coco


Hebert, Lía e eu éramos a imagem viva do desamparo. Havíamos saido de Havana na meia noite passada e deambulávamos - finalmente - por Santa Clara, procurando pelo paradeiro incerto de Ciro e Claudio, que haviam sido presos em Placetas.

Só o havia visto uma vez de passagem. Não podia imaginar que meses mais tarde estaria no patamar da sua porta as quatro da manhã, chamando-lhe com todas as forças. Sua mãe abriu:
-Bom dia, sou Claudia, procuro Farinas. Venho de Havana, meu marido está preso na Villa daqui acredito.

Coco desceu, nos deu café, emprestou-me o telefone, contou-nos a sua vida, explicou-nos como chegar na delegacia e me brindou com toda sua hospitalidade. Quisera eu ter a grandeza de alma que ele tem para abrir a porta para um deconhecido - com esse bom humor - de madrugada!

Convenceu-me a esperar o amanhecer e quando quase me ia, disse:
-Não gosto da ideia de deixá-los ir sozinhos à delegacia, vou me vestir.

Descobri que caminhava pela cidade com uma estrela: todos o saudavam, o conheciam, perguntavam-lhe por alguém. Desde que entrei na sua casa tive a absoluta certeza de que com ele nada mal me aconteceria, e nunca me falhou.

Hoje falamos por telefone. Ou melhor ele falou, porque eu não deixo de chorar quando me diz que doem os olhos e os rins, que fica dormente todo momento e que as pressões estão chegando. Solto o telefone e passo para Ciro, envergonho-me de não ser capaz de manter um diálogo coerente.

Não sei mais o que dizer...Não quero que morra.

Um comentário:

Anônimo disse...

Kubasepia

Resposta aos pensamentos do ex-presidente Fidel Castro Ilustre Sr: Depois de ler a segunda parte de seu pensamento "A última reunião com Lula em 1 de Março de 2010, eu li em um dos parágrafos finais" Lula conhecida há muitos anos no nosso país nunca torturaram ninguém, nunca ordenou o assassinato de um adversário, nunca mentiu para o povo "compreender isso, a situação criada para o governo de Cuba após a morte do prisioneiro de consciência Orlando Zapata Tamayo (reconhecido e pela Amnistia Internacional).

Me: Ricardo Santiago Medina Salabarria, 41 anos, morador de Santo Tomas # 359 (telhado) entre seca e Remoção de árvore, Havana Central, um padre de profissão, faço pública a minha discordância e argumentar que ele abusa CUBA EM SI, SE espancados, torturados e VEJA, os opositores do governo, em 1 de Agosto de 1994, meu tio morreu jovem Dulzaides Osvaldo Medina, 33 anos, como resultado de um espancamento. Como comprovar a causa da morte foi "asfixia mecânica", seu corpo deu várias contusões, este ato foi denunciado por mim em 22 de março de 2003, depois de ouvir o discurso do então chefe da diplomacia cubana, Felipe Pérez Roque em plenário Comissão de Direitos Humanos, em Genebra, na quarta-feira 16 de março, apelando para um único caso de um prisioneiro abuso na prisão em Cuba.

Em um processo sem garantias jurídicas, foi preso em 22 de julho de 2005 e foi batido, assim como minha esposa Katia Sonia Martin Veliz e minhas duas filhas (gêmeas) que caíram no prazo de dois anos de vida, eu tinha 15 meses e 3 dias na prisão e nunca foi submetido a qualquer tribunal e negar todos os recursos da minha defesa, meu delegacias de polícia de trânsito, 100 Departamento de Investigação e Aldabo, Prisão Provincial de Pinar del Rio e Taco-Prison Taco, município de San Cristóbal, Pinar del Rio (no intervalo De 17 de maio 06-25 Octubre 06) testemunhei dois (2) dos espancamentos que ele foi exposto Orlando Zapata Tamayo, os espancamentos foram encomendadas pelo prefeito João Ramón Castillo Sánchez, chefe da Taco-Taco prisão e tinha pleno conhecimento de Santovenia Po tenente-coronel Abel, Directora Provincial de cadeias e prisões, em 2 de outras oportunidades Zapata Tamayo foi algemado e acorrentado por mais de 12 horas. Eu era uma testemunha. Para protestar contra os réus foram espancados e 4 prisioneiros.

"Em 24 de fevereiro de 2006, lendo um comunicado, o preso foi espancado Ariel Paula Hernandez, que vive em cabana, Mariel município como um resultado dessa surra que independente dos rins, o detento foi negado serviços religiosos na sala de penal Abel Santamaría Hospital Provincial chefe da prisão provincial de Pinar del Rio, presidente da Câmara de Jesus. "Eu também testemunhar agressões contra presos de consciência e Nelson Norman Molinet Espino Hernández González, que foi arrastado na frente de outros presos comum no mês de abril de 2006, Prisão Provincial de Pinar del Rio, liderada pelo Major Jesus
Enquanto o presidente Lula esteve em Havana em 24 de fevereiro, foi espancado Yoani Sanchez na unidade 4 do PNR município Cerro, localizado na Infanta e amenidade, Samper Chefe da Seção 21, os momentos demitido depois com desculpas aceitas Infelizmente, eu também testemunhou. Com o grande respeito que tenho a dizer que Lula em Cuba não se sabe se a tortura, ferir ou incomodar os adversários.

Sei que a SI. Ricardo Santiago Medina Salabarria
ex-prisioneiro político Março 2, 2010 11 : 27 pm.


http://kubasepia.wordpress.com/2010/03/05/replica-a-reflexiones-del-ex-presidente-fidel-castro