quinta-feira, 1 de abril de 2010

Industriales Campeão



Foto tirada de havanajournal

Para subir no meu edifício tem que se dar uns gritos da calçada. Não há modo de que todos os vizinhos consigamos instalar campainhas para cada apartamento e um intercomunicador é um objeto semi-utópico pouco conhecido em Cuba. As vezes escuto minhas visitas, as vezes não.

Outro dia uma voz familiar ressoou várias vezes sob minha janela:
-Industriales Campeão! Industriales Campeão!

Era uma amiga para quem, consta-me, o beisebol importa tanto quanto a teoria da antimatéria. Quando lhe abri a porta, muito surpresa, perguntei-lhe:
-O que fazes gritando Industriales Campeão?

Sua resposta me provocou uma gargalhada:
-É a única coisa que se pode gritar sem que te levem presa, há que se aproveitar.

Quando conheci Geração Y fiquei fã na hora e traduzi alguns posts para o francês, ainda lembro da primeira "Cartazes sim, porém só sobre bola". Tres anos se passaram desde aquele Play Off de que Yoani nos falava, os cartazes continuam, as palavras de ordem são válidas, sempre e quando nos falem de bola.

Nenhum comentário: