quinta-feira, 15 de abril de 2010

A polêmica epistolar



Foto: Geração Y

Lí a primeira réplica de Carlos Alberto Montaner à Silvio Rodríguez como leio as respostas inteligentes que muitos intelectuais dão frequentemente aos defensores do governo cubano. O que nunca pude imaginar foi uma contestação do Silvio, não é típico dos "representantes" do meu país responderem com argumentos civilizados.

Desde o dia 9 de abril a primeira coisa que faço quando me conecto à Internet - e isto é completamente inusitado porque sempre abro primeiro o meu blog - é ver quem respondeu à quem. Esta troca de cartas me excitou ao ponto de ver a mim mesma fazendo "clic" em sítios proibidos em nome da minha higiena internauta, como Kaos en la Red e Rebelión. O trovador me fez derrubar o muro da minha intolerância com uma simples resposta, que mesmo sendo fanática em seu conteudo era muito sincera pelo mero fato de existir.

Não posso dizer que ao fim da polêmica, Silvio Rodríguez - outrora deputado da Assembléia Nacional do Poder Popular - tenha me desiludido. Não pode haver desilusão onde não há Fé. Contudo uma ingenuidade adormecida há tempos renasceu em mim durante este intercâmbio, uma pena que tenha sido exaurida pela sua terceira e resumida resposta. Olhei a tela do computador e de volta com os pés no chão, disse à mim mesma: Como pudeste ser tão sonhadora menina, como pudeste acreditar que se moveria para algum lugar?

Nenhum comentário: