sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Aniversário


Foto: Claudio Fuentes Madan

Hoje Octavo Cerco faz um aninho e se pudesse colocar o laptop apagando velinhas diante de um bolo, o faria. Não só conheci muitas pessoas de quem gostarei pelo resto dos meus dias, senão que também me vi as vezes na penosa tarefa de escrever sem ter a menor ideia de como fazê-lo. Agora é como um vício, um desafio e uma sensação de liberdade que me redime de todos os vínculos e todas as classificações: escrevo porém não sou escritora, informo porém não sou jornalista, deslizo pela rede porém não sou informata, critico o governo porém não tenho partido e digo o que me dá gana, porém sei que não sou livre.

Faço o balanço destes últimos 12 meses e ainda que Ciro diga que os blogs não fazem aniversário, eu creio que sim, minha vida vida deu um giro de 180 graus e tenho que celebrar. Porém a liberdade é enigmática e minha covardia, tenho que reconhecer, não girou muito. Continuo com as janelas fechadas, falando baixinho para que não me ouçam os estranhos e com a mesma paranóia de sempre. Com certeza algo bom há, agora quanto mais tenho medo mais me arrojo, e isso já é alguma coisa.

Pelo aniversário recebi um presente: dois desconhecidos na rua me pararam para falar do blog. Não posso expressar a combinação de terror com alegria que senti, ainda não me adapto a ideia de que as pessoas me vejam na rua e saibam que eu estou literalmente "até o pescoço", sei que com o tempo me acostumarei. Por hora vivo o momento, meu blog é parte da minha vida e como disse à Ivan um dia quando ainda não havia começado Desde la Habana: verás em breve que é como um filho, não poderás abandonar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Meus parabéns por este espaço e muitos anos de vida e quiçá um dia, de liberdade total e irrestrita e Viva o Povo Cubano e especialmente a você e seu espaço na net e que este renda muitos frutos, para que outros cubanos também tenham a possibilidade de expressar aquilo que pensam e sentem. Ítalo Gomes