quarta-feira, 14 de outubro de 2009

O cárcere de Yoani e o mundo além da água


Foto: Claudio Fuentes Madan

O muro da prisão de Yoani é justamente o muro do Malecón. Até alí seu corpo pode avançar, e do mar para lá só sua identidade na Internet pode continuar - conversar no Twitter, passear no Facebook, viver no Wordpress - até o "mundo exterior". Muitos podem não ler Geração Y dentro de Cuba, porém todos sabem que o recorde de negativas para Permissão de Saída é da blogueira.

Num país onde quase todo mundo está obcecado em sair, nada mais sádico da parte do governo que castigar com a reclusão. Paradoxalmente, o que desperta mais a solidariedade cidadã é ver o sonho cubano - viajar - esmagado por uma legislação grotesca.

Enquanto a autoridades cubanas jogam de gato e rato com o presságio da suspensão do Cartão Branco em suas declarações no estrangeiro, em Cuba aproveitam seus últimos dias de poder para negá-la. Yoani Sánchez tem só trinta e quatro anos, nem Raúl Castro nem ninguém do círculo de poder terá existência suficiente para retê-la nos limites desta ilha: a guerra está perdida para eles.

Nenhum comentário: