sábado, 10 de abril de 2010

Fim de curso



Sei que as palavras são triviais, porém quando comecei meu blog nunca imaginei que conheceria pessoas tão maravilhosas. Não me lembro de quando entrei pela primeira vez na casa de Yoani Sánchez, porém nunca poderei esquecer os quatro meses de academia blogueira - desespero porque comecei novamente o curso, pretendo assistir o próximo como ouvinte. As aulas do bacharel Vallín, as conferências de Dagoberto Valdés, Cultura Cubana de Miríam Celaya, Jornalismo de Reinaldo Escobar, enfim, o espaço de intercâmbio que Yoani Sánchez criou e que me marcou para toda a vida.

Sei que tudo passa, a Cuba em que nasci será um país diferente, as pessoas poderão se expresssar livremente e estes cinquenta anos de silêncio serão estudados na escola como se compreende hoje a Idade Média. Talvez os amigos dos meus netos se aborrecerão quando eu, como um gravador, repetir as histórias que hoje constituem meu caminho pela vida, quando lhes contar que só havia um presidente, um só partido, uma só notícia...Com certeza, eu repetirei com empenho as anedotas daquele décimo-quarto andar em que pela primeira vez na vida falei sem medo, em que, sem dúvida, senti o enorme regozijo de me expressar sem me sentir julgada.

Mostrarei meu diploma e me alegrará que pensem que estou louca, que não lembrem, não temam, não carreguem em seus gens a lembrança da época em que pensar era um delito.

3 comentários:

Jambalaia disse...

Também espero que um dia os fatos de agora sejam lembrados como uma época onde quase tudo era proibido, menos a defesa de um regime opressor e de seus velhos líderes.

Que a queda da ditadura cubana seja ensinada nas escolas e que seus defensores sejam esquecidos e ignorados.

Amanda disse...

sou brasileira, acabei de ler uma reportagem sobre você e jovens contra a ditadura cubana.
me deixou com uma enorme vontade de ajudar, não sei o que faria sem minha liberdade.
se eu puder fazer algo . . me avise!

Anônimo disse...

GRÊMIO GRÊMIO GRÊMIO