quinta-feira, 29 de julho de 2010

Ceia de estranhos


Foto: Claudio Fuentes Madan

A família cubana está destruida, não só pelas separações territoriais produzidas pelas emigrações, como também pelas contradições políticas entre cada membro dentro do país. Outro dia fui convidada para comer na casa de uma amiga e terminei a reunião deprimida pelo choque de duas gerações, pais e filhos: uma que cala por respeito aos mais velhos e outra que ofende por sua ideologia absolutista.

Enquanto "A mesa redonda" animava o aniversário da minha amiga (o tio não teve sensibilidade suficiente para desligar a televisão), a mãe fazia comentários terroristas sobre o destino dos Estados Unidos, e os conjuges de ambos tentavam, como crianças, mudar o tema - não sei se por solidariedade com os mais jovens ou por simples sentido comum: era uma festa. Minha amiga tinha duas opções:
-Dar sua opinião e converter a celebração num funeral de gritos e intolerância.
-Calar a boca e dedicar-se às batatas fritas.

Optou pela segunda. Sua família não pareceu se dar conta do silêncio anormal da homenageada durante toda a noite. Entre as trocas de idéias: "O socialismo é o único caminho", "todos esses mercenários deveriam apodrecer no cárcere", "Não sei como Obama pode dormir tranquilo", "a União Européia e o Império um dia vão pagar", "Fidel sempre teve razão"; passavam de mão em mão as planilhas e os documentos que apresentariam na manhã seguinte no Consulado Espanhol para solicitar a cidadania desse país europeu, e as mulheres comentavam a novela mexicana da televisão a cabo que têm em casa ilegalmente.

Todo o tempo um sentimento de profunda lástima me constrangeu com esses estranhos militantes do PCC: com uma moral tão desavergonhada, uma ideologia ambígua e uma intransigência sem limites. Sua cegueira os impede de observar o enorme abismo que os separa da geração à que deram vida: estão sós, tão sós que nem sequer seus filhos se atrevem a iluminar-lhes o caminho.

Um comentário:

Nelson Luiz Pedra disse...

Hoje pela primeira vez leio seu blog.Gostei.Fiquei sabendo dele através Jurisconsulto Cubano-Larizta Diversent.Semanalmente posto textos em meu blog que falam da vida cotidiana do seu povo e das mazelas que sofrem.Serei seu leitor e mais um amigo do povo cubano em busca da liberdade democrática. Um abraço!