sábado, 25 de abril de 2009

Idoneidade



Entrevista com Ciro Javier Díaz Penedo (El Ciro):

-Em que ano te formaste em matemática e onde ficaste trabalhando?

El Ciro: Em 2004 dei aulas de matemática na Universidade como aluno ajudante durante os últimos dois anos de meus estudos porque era minha vocação e por falta de professores.

-Que relação tinhas com teus alunos, tu gostavas de dar aulas?

EC: Eu gostava muito de dar aulas e minha relação com meus alunos era a melhor, Ainda é.
-Que é exatamente o Aval e porque não te deram?

EC: O Aval de que falamos é um certificado emitido pela direção da faculdade que avalia tua capacidade de dar aulas num centro de educação superior e, ao menos no meu caso, os encarregados de me avaliarem eram a UJC (Liga da Juventude Comunista) e o reitor. Quando inteirei-me (por terceiros) que não tinha aval para lecionar ofendi-me porque todas as avaliações porque eu passara no tempo em que dava aulas foram boas. Assim os fiz saber e foi então que me informaram que haviam requisitos políticos que eu não apresentava para ser avaliado.

-Teus alunos escreveram cartas para que continuasses dando aulas na universidade. Houve alguma resposta a este pedido do corpo discente?

EC: Meus alunos escreveram cartas onde davam sua opinião sobre meu trabalho, eu pensei ingênuamente que apresentando estas cartas em níveis superiores seria corrigida a injustiça, porém resultou que eles se omitiram em relação a estas e a única resposta que recebi foi de um dirigente da UJC, que brandia que havia pessoas mais qualificadas que eu para esse trabalho. Curiosamente estas pessoas eram Wilfredo Morales e Celia Tamara, os únicos membros da UJC na minha classe e com muito menos rendimento acadêmico que eu e com muito menos talento, para ser sincero.

-Como soubeste que já não podias exercer? Que sentiste? Quantos estiveram na mesma situação que tu?

EC: Tratei de buscar trabalho em outros centros de educação como a UCI (Universidade das Ciências da Informação) e a CUJAE (Politécnica Jose Antonio Echeverria) e me recebiam com banda de música porque escasseavam professores pelos baixos salários e os que haviam tinham muita carga de trabalho. Porém no final a resposta era a mesma - não te deram o aval -. Nesse ano fomos cinco que não tivemos aval, Sergio, Hans, Yohana, Adriana e eu.
-Se pudesses trabalhar outra vez como professor na universidade o farias?

EC: Com muito gosto daria aulas na educação superior.

Nenhum comentário: