quinta-feira, 23 de abril de 2009

O aniversário de Lenin



A pergunta do dia: Tu leste a reflexão de ontem? Talvez o Comandante deveria fazer um blog, em blogspot com certeza, um sítio público, do povo, democrático, justo como ele gostaria. Estou convencida de que aceitaria estóicamente os comentários negativos, os insultos, a gente que nunca parece entender o que quer dizer...assim não teríamos que comentar entre nós nossas impressões e poderíamos somar com o companheiro Fidel nas fileiras da insipiente blogosfera cubana.

Porém não é em sua reflexão que vou me concentrar, ainda que a tenha lido não me surpreendi, mais do mesmo, mais do que, faz tempo, vejo e parece que continuarei vendo: totalitarismo, militarização e nada de liberdade de expressão nem de direitos humanos, nada de medidas para facilitar nossa vida, nada de abertura.

O que realmente me surpreendeu, todavia, foi o artigo da manchete (as reflex estão na segunda). Posso dizer que desta vez o Granma sem dúvidas superou todas as minhas expectativas, creio que inclusive superou as expectativas do conselho de direção de Brainstorm... senhoras e senhores, quando Raúl Castro fala de diálogo, de presos políticos, de direitos humanos e de liberdades cidadãs (ainda que seja em sentido figurado, claro) quando o presidente Obama suspende as sanções, quando se analiza se Cuba será reintegrada na Cúpula das Américas; o Granma nos presenteia uma exclusiva: Vladimir Ilich Lenin, um homem excepcional.

Nenhum comentário: