quinta-feira, 16 de abril de 2009

O fim NÃO justifica os meios (segunda parte)


Foto: Claudio Fuentes Madan

Antes de tudo: pode me explicar que idéia é essa de que te mandarei pro caralho por tempo indefinido? Imagino que é uma metáfora cifrada (esqueci o código e talvez tenha perdido um pouco o senso de humor) porque me nego a pensar que tenhas chegado à semelhante conclusão depois de ler meu blog, agora me sinto preocupada, creio que me inspiraste e dedicarei um post a tua mensagem, se me permites, com certeza, não poria teu nome, claro, porque não quero que tenhas problemas por minha culpa.

Sobre Antúnez, sei o mesmo que tu, que está há um mês sem comer e que está pedindo liberdade para os presos políticos e que tirem da cela de castigo um rapaz, o que eu queria era fazer uma entrevista para o blog mas não foi possível...Que exagêro!

A verdade é que não há necessidade que me dês nenhuma explicação, se tens medo ou não, isso para mim não é transcendental, eu, por exemplo, tenho medo pra cachorro. Quanto ao teu viés ideológico (já, já, já) isso já é velho, desde que nos conhecemos temos pensado diferente e mais de uma vez nos falamos energicamente (ou para ser mais sincera) te falei energicamente, e recordo que uma vez até me repreendeste por fazer uma brincadeira sobre Fifo e os mosquitos que não lembro, porém foi muito cômico.

Já que queres que falemos, espero que não leves a mau o que vou te dizer, o primeiro é que me importam três pepinos que sejas fidelista ou comunista (diferentemente dele: não mataste ninguém, ninguém está preso por tua culpa, não censuraste nenhum livro, não reprimiste e nem repudiaste, assim sendo para mim está tudo OK). Porém isso de que vives no noticiário, a verdade é que porque queres, eu não tenho antena, agora é que tenho um blog, e desde fazem muitíssimos anos que estamos olhando a realidade com diferentes olhos, o porque, não o sei, porém de algo tenho certeza: o noticiário não existe e isso não faz falta de ser comprovado na Internet nem pela televisão estrangeira, e tu o sabes.

A liberdade de expressão não é uma necessidade da sociedade cubana, é um direito de cada um dos cidadãos do mundo; não sei se a democracia é um caminho para a sociedade perfeita, porém é ao menos a possibilidade de que cada cidadão possa e tenha o direito de tratar de construí-la. Dá no mesmo para mim se dinheiro faz falta ou não, sei que para eles, esses velhos enfermos de poder nos quais tu tens Fé, lhes sobra e com certeza, eu não só não tenho dinheiro, senão que não tenho direito a tê-lo e nem sequer a dizer que não o tenho. Teu pai é coronel? O meu também era (creio). Desde quando Cuba está dividida em gusanos e chivatones (vermes - contrários ao poder - e delatores)? Quem é o autor intelectual do novo status? (novo é uma parábola, tem 50 anos) porque tu temes que prendam tua família por delação e eu temo que chantageiem, extorsionem e ameacem a minha...Quem é o culpado de que hoje, tu e eu, que não temos nem 26 anos completos, estejamos trocando essa estranha correspondência sem pé nem cabeça?...Quem é que disse que tu e eu devemos odiar-nos?

Para mim a facção de cima colocou a de baixo, e deve já, a facção de cima, retirar-se, porque estão bastante velhos e bastante dano tem feito a todos nós. Porque não o fazem? Porque mentem? Porque estão enfermos de poder, porque não temos importância para eles, nem tu, nem eu, nem teu pai, nem o meu, nem teus amigos de juventude, nem os meus da dissidência, nem o pessoal que não liga para política, nem os que morrem na balsa, nem os que vivem nos barracos, nem os pobres, nem os ricos, nem os gerentes, nem as putas, nem os meninos, nem os velhos, ninguém lhes importa... assim é: se não nos importamos que façam o favor de irem-se. Ainda que venha outro e talvez igualmente não possa consertar o caos, pelo menos fica a esperança de que outro logo virá e pouco a pouco, iremos saindo desta ignomínia em que se converteu nosso país.
Sobre os cigarros, a verdade é que não pretendo golpear na cara absolutamente ninguém. Contudo, nestes momentos no MININT deve haver uns quantos com fantasias de me golpearem. Já te digo, o ódio é deles e quando eles se forem, já não haverá ódio. Ninguém vai matar ninguém com golpes de facão, porque os que fuzilaram a esquerda e a direita foram eles e na verdade acredito que o que o pessoal de “Pátria ou Morte” tem, são problemas no estômago. Milagrosamente, entre todas as coisas ruins de que sofre nossa sociedade, uma sã apatia a libera da estúpida necessidade de crerem-se protagonistas da história e messias da construção do homem novo. A ideologia agoniza, para sorte de todos.

Bem, já basta de conversa fiada, se me mandas uma foto, que seja pequena, menos de 100k, comporte-se bem e navega com Proxy, porque sei de boa fonte que lá vigiam de perto a Internet.

Quero-te muito e cuida-te,

Claudia.


PD: Quando vieres te mostro uma pilha de documentários do comunismo, estão muito bons, da Europa do Leste, muito sérios e históricos, tenho um da história do marxismo como filosofia que está super bom, a pilha de coisas que não foram dadas em “Filosofia e Sociedade”, por gosto, porque não são nada do outro mundo.

Nenhum comentário: