quinta-feira, 23 de julho de 2009

Um verão de palavras de ordem

No sábado a noite caminhei por todo o Vedado, gosto muito porque ainda que haja calor o sol já não maltrata e vejo muita gente jovem nas ruas. A primeira que me surpreendeu foi esta enorme faixa na parada de 23 e A (ruas).


No que comentávamos o delirante letreiro que mais parece um título do que um anúncio, um rapaz que nós encontramos me recitou este poema entre gargalhadas, disse-me que o colocam na televisão em cada momento:

Si en las dos guerras de incendio y tea
Parió la libertad héroes radiantes
En este batallar de las ideas
Ha parido la paz cinco gigantes


"Se nas duas guerras de incêndio e archote
A liberdade pariu heróis radiantes
Neste batalhar das ideias
A paz pariu cinco gigantes


Certamente que não recordava o nome do autor, não desimportante além do mais.

Mais tarde pude comprovar que toda 23 está sendo saturada com este tipo de palavras de ordem, algumas absolutamente hilariantes. Era o comentário de todos os que como eu percebiam esta nova (estratégia?) para fazer com que os jovens - que quase não vêem a televisão cubana, que nem sabem que o Granma existe, pois lhe dá no mesmo - não esqueçam que a propaganda política está em pleno "neo-renascimento".

No parque Mariana Grajales na 23 com C havia um concerto do Agonizer, um grupo de rock cubano. O parque estava repleto de gente, não entrei no concerto porque queria continuar com meu percurso. Contudo me surpreendeu muito que da 23 o que se via era a parte de trás do estrado de madeira que haviam instalado, meio tapado por esta:

Por último ao chegar na G uma incompatível e gigantesca tela fazia com que tivéssemos que abaixar a cabeça para passar de um lado ao outro dos parques, sempre guardada por dois policiais, caso algum frikie muito alto quisesse tirar o obstáculo que o separava de seus colegas do outro lado. O melhor de tudo é que quando estava protestando pelo terrível bombardeio de propaganda a que nos submetem, alguém passou ao meu lado e me disse:

-Melhor que seja, assim não esquecemos que não nos querem e que os chateamos.

Fotos: Claudio Fuentes Madan

Nenhum comentário: