sábado, 31 de janeiro de 2009

As 50 vezes do mesmo


Texto: La Salamandra Blanca

Parece que em Cuba ao invés de motivo de alegria, o celebrar e esperar tudo que possa trazer o Ano Novo, a chegada de cada janeiro é sómente a vinda da esperada celebração do já tremendamente velho Triunfo da Revolução. Com este motivo a imprensa sempre se enche "do mesmo". Saiu a pouco uma revista Bohemia Edição especial com o motivo do 50o Aniversário com artigos publicados no ano de 1959. Em geral e como sempre, ainda hoje, falam dos horrores da ditadura derrubada neste ano e tudo aquilo que "não podemos esquecer" (porém como, se todos os anos, um após o outro, nos recordam o mesmo por mais horroroso que seja?)

O caso é que há umas duas páginas com "Frases para a História", presumivelmente da "Estrela daquele momento", com muitas fotos dele. Há algumas destas frases que gostaria de repetir aqui, para ver que lhes parecem hoje com o fluxo do tempo por elas:

..."O povo ganhou esta guerra. E o digo porque alguem não acredita que a ganhou. Ao povo é que interessa a revolução..."Quem será que em algum momento acreditou que ganhou e se interessou em manter tanto tempo debaixo de seu comando e autoridade absoluta todo o povo?

..."Creio que este povo tem os mesmos direitos que outros povos a se governar, a traçar seu próprio destino."...E desde então...? É hora de que deixem que o povo trace um destino novo, seria bom deixar de viver através do que outro traçou para si mesmo e o fez extensivo a todos.

..."Onde há justiça não há crime, e onde há crime não há liberdade de imprensa; onde há crime se oculta o que se faz."...Liberdade de imprensa? O que é isso...há aqui?

"Este povo não é um povo bárbaro, nem um povo criminoso. Este é o povo mais nobre e mais sensível de todos."...Buceta, porque tanta vontade de fodê-lo então!



Nenhum comentário: