sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Solução 1: jogar o sofá pela janela - Solução 2: jogar a janela



Foto: Claudio Fuentes Madan

À margem do que possa significar conduzir uma aula sem os conhecimentos pedagógicos necessários para agir, o fato de ter, para cúmulo, falhas acadêmicas já o torna realmente patético. Sem embargo, se acrescento uma televisão acesa que substitue o trabalho do professor já me faltam os adjetivos e entramos uma vez mais no Reino do Absurdo.

Os professores iniciantes e os trabalhadores sociais que conheço estão desesperados: com sete anos de serviço social obrigatório, indo para onde lhes mandam, sem condições de trabalho, enfrentando adolescentes marginais com quem não podem lidar, adolescentes eles tambem e com um programa absurdo: a Revolução decidiu dar-lhes a responsabilidade de ensinar o que eles não sabem.

As consequencias? As exigencias de aprendizado e o nível acadêmico do corpo discente em baixa, os professores deprimidos, alunos com problemas graves de conduta frente à professores com problemas graves de autocontrole e uma televisão que trata de ensinar o que o mestre não sabe. Inclusive há quem se prepara e quer dar sua aulazinha como pode, porém não: não pode apagar a televisão, porque ele não é o dono da aula, senão que aquele que fala impassível desde uma tela é que dita as leis e ele é que diz se já se pode passar ao conteúdo seguinte.As facas para ameaçar os iniciantes e as cadeiras para arrebentar a cabeça dos discípulos formam parte do processo de ensino e aprendizagem em alguns casos. Há quem está dando aula sózinho para uma secundária inteira ainda que tenha metido uma porrada em um aluno, o que vai se fazer se não há outro que assuma semelhante carga laboral ?

Os alunos que sacam armas brancas na escola são levados para outra escola, os professores que metem porradas ou cadeiradas são mandados para outra escola tambem, como diz o chiste: um homem chega em casa e encontra sua mulher com um amante fazendo sexo no sofá, desesperado o cara joga o sofá pela janela. Joguemos todos o sofá, e joguemos por certo tambem o armário e tudo o que haja dentro de casa, e depois saltemos tambem pela janela para ver o que acontece! De todas as maneiras, a experiência governamental nos ampara: o que mais tem feito esta revolução é botar sofás, nas caçambas de lixo.

Nenhum comentário: