sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

O melhor dos nossos encontros blogueiros

foto: Claudio Fuentes Madam


Ontem quarta-feira 8 de janeiro tivemos nosso encontro blogueiro sem nenhuma dificuldade exceto pelo telefone de Yoani, que misteriosamente deixou de funcionar ao meio dia. A apresentação esta vez esteve animada por Reinaldo Escobar do blog Desde Aqui , que sempre com seu senso de humor fora de série me fez rir, as vezes, até às lágrimas. Falamos de liberdade dentro do blog entre outros temas, porém o que mais gostei foram as seleções de Reinaldo para exemplificar durante sua conferência, aqui vão:

Esclarecimento: a citação de metáfora obscura é do companheiro Fidel

Exemplos de anfibologias:

Diga a Manolo que entregue à Roberto os livros que ele queira (que queira quem?)
Eles falaram com Maria de seus assuntos (os assuntos de quem?)
Era notavel a força que lhe trouxe a vitória (a vitória lhe proporcionou mais força, ou foi a força que lhe permitiu obter a vitória?)

Exemplos de metáforas obscuras:

(...)depois das vidas oferecidas e tanto sacrifício defendendo a soberania e a justiça, não se pode oferecer à Cuba na outra margem o capitalismo. Não está claro se estão oferecendo à Cuba o capitalismo desde a outra margem para desviá-la do caminho reto, ou se ao chegar à margem onde estava prevista, oh surpresa!, havia alguem alí oferecendo o capitalismo. Em nosso contexto histórico "a outra margem" é Miami, e por isto que usar o termo a outra margem para referir-se ao final do caminho resulta confuso. Por outro lado usamos margem para as bordas periféricas de uma área, não para os extremos de uma linha.

Exemplo de referência presunçosa

(Em uma receita de arroz frito) "os tomates aqui sobram, não no sentido ontológico que lhe daria Heidegger, senão pela incongruência que poderia indicar Schopenhauer"

Exemplo de esclarecimento humilhante:

Abriu a torneira colocando sua mão sobre a borboleta e dando um leve giro à esquerda.

Exemplo de rodeio desnecesário:

O que quero dizer-lhes, sem que isto ofenda ninguem e sem que minhas palavras despertem alguma susceptibilidade entre meus anfitriões, que me dão uma atenção esmeradíssima, talvez maior do que merece minha humilde pessoa, é que, apesar do agradável da festa, estou cansado.

Nenhum comentário: