terça-feira, 16 de junho de 2009

Blogueiros iranianos




Faz umas semanas num dos encontros, assistimos por memória flash este vídeo de promoção da blogosfera iraniana. No momento foi entregue à quantos editores de vídeo, graduados da escola de cinema ou produtores de clips que conheço para ver se alguém se anima e nos faz um para divulgar-mos. O nosso talvez nunca teria tantos nomes de blogueiros, não haveriam BlackBerrys conectados nas ruas e no máximo, ao invés de telas e cabos de fibra óptica, haveriam uns CDs, umas memórias flash e umas portas USB (ainda poder-se-ia ter em conta os correios eletrônicos).

Porém uma coisa me conectou com esses blogueiros longínquos, como se o cabo que me une à rede já existisse também na minha cabeça, eles, como eu, são jovens e sonham com três coisas: DIREITOS HUMANOS, LIBERDADE e MUDANÇA.

Hoje as oito e meia da manhã no "informativo" da televisão cubana anunciaram as "ultra democráticas e limpas" eleições no Iran, inclusive puseram umas imagens do povo inflamado apoiando o presidente eleito Ahmadineyad. No hora soube que era mentira, saí da minha casa perguntando-me simplesmente: O que estará acontecendo alí hoje? O bom da televisão cubana é que é como um jogo de enigmas, tens que ler nas entrelinhas, negar os conceitos, resolver a charada, duvidar em todos os momentos e saber que ainda não sejam certas, essas aparentes "notícias" não estão aí por gosto, é muito estimulante para o intelecto, toda uma suposição, o Noticiário Nacional de televisão.

Mais tarde pude finalmente ler (os vídeos não me pertencem como já se sabe) em Penúltimos Días a verdadeira história, pois certamente, algo sucedeu hoje no Iran, só que não foi uma celebração nacional em honra ao presidente senão exatamente o contrário.

Não sei como as arranjaram para colocar imagens de festa e tudo o mais no noticiário, e até um pequeno close up de Chávez, enquanto a jornalista dizia voz em off que o presidente felicitava o governante justamente eleito...nunca se sabe, Chávez pode não ter dito isso (ainda que provavel).

Pergunto-me o que dirão de nós cubanos (se é que nos mencionam) na televisão oficial iraniana, certamente imagens de um povo feliz que adora seu "presidente" e dá a vida pela revolução, é o que se ve por esses lares. Porém eu do meu pequeno blog lhes envio minha solidariedade e minha admiração, nós somos muito menos, porém também estamos aquí na rede e eles nos dão forças.

Ps: O vídeo que tenho tem subtítulos, este creio que não, lamento não poder subir o meu porém já sabem, se começar a subir posteio amanhã de manhã porque tem 10 MB.

Nenhum comentário: