sábado, 27 de junho de 2009

Communication breakdown no Capitólio



Outro dia estava esperando Orlando no Capitólio. Cheguei uns 10 minutos antes, então sentei-me na escadaria para fazer hora. Foram uns minutos muito intensos: presenciei duas discussões por dinheiro, uma delas bem escandalosa e em dois idiomas.

Um dos fotógrafos que usam câmeras caixote para fazer fotos dos turistas tratava de tirar 2 CUC de um homem que aparentemente os haviam roubado. O cara escapuliu de algum modo e então atirou-se sobre o turista de quem tinha feito a foto. Ele não falava ingles e ela não falava espanhol. Ele gritava que não havia recebido seu dinheiro e ela respondia que lhe havia dado 3 CUC , porém não se entendiam e repetiam as mesmas coisas varias vezes. Quando o assunto terminava, uns rapazes tratavam, sem conseguir, que os estrangeiros pagassem umas caricaturas que eles faziam no momento e sem perguntar, porém que aparentemente não agradavam e não as queriam pagar.

Em alguns momentos não posso evitar de sentir uma profunda lástima por nós: os cubanos mendigando para que estrangeiros paguem os trabalhos que eles criam, porque o Estado não lhes paga de verdade, e os turistas brincando de turistas ingênuos que não entendem nada. Na televisão continuo vendo os spots que falam de nós como se fôssemos escória. Há um que me chateia especialmente, um em que aparecem Fidel e Raúl e outros na Serra caminhando com os fusis no ombro. Então uma voz em off diz: Eles deram tudo...e tu? O que tens feito? Então trabalha! Ou algo no gênero, por sorte não sei de memória. Na verdade eu penso: não faremos nada até que nos paguem...é tão lógico que parece piada.

Quando os estrangeiros me perguntam se é verdade que os cubanos não gostam de trabalho eu simplesmente digo: tu trabalharias 8 horas diárias por 20 dólares ao mes, ou por 30, ou por 50 até mesmo por 100? Nunca recebi uma resposta positiva.

Um comentário:

Anônimo disse...

Passei porisso em Cuba. Não só nas escadarias do capitólio.Havana está cheia de "jineteros". Coitados dos cubanos.