sexta-feira, 12 de junho de 2009

A estreita rede (entrevista de um cubano na China)



Desde quando estás vivendo na China?

-Cheguei aqui nos finais de 2008.

Quando vivias em Cuba tinhas acesso a Internet ou correio eletrônico? Como funcionava?

-Tinha acesso a Internet e correio eletrônico em meu trabalho, Porém a conexão era péssima, assim era que basicamente não o usava exceto em páginas como Wikipedia, que carregava facilmente, e algumas outras, não muitas.

Sabias da existência de algum blog, os lias? Como?

-Sabia da existência de blogs, porém não lia nenhum, pelo mesmo que te disse: minha conexão era muito lenta, e muitas vezesas páginas não carregavam.

Tens Internet na China? Quais blogs e quais sítios acessas?

-Tenho Internet e acesso bastante sítios, vários deles são blogs: GY, Octavo Cerco, Bloggers Cuba (um dos poucos sítios onde se pode conversar, sem que te saiam fanáticos de um e outro lado fazendo gritaria).

Faz uma semana mais ou menos me dissestes que já não podes entrar em alguns sítios. Poderias me dizer quais e desde quando?

-Dei-me conta quando tratei de entrar em Ocato Cerco e não pude. Com Youtube já havia acontecido, porém como podia entrar intermitentemente, pensei que era algum rôlo no Youtube e não aqui, mais tarde soube que era em toda a China. As vezes me ponho a buscar imagens no Google e a página "falha", é que estão bloqueadas. Sei que faz pouco bloquearam Hotmail (muitos chineses usam MSN, assim foi que houve muita comoção), além disso estão bloqueados Twitter, Flickr e vários outros sítios desse tipo. A cada momento ocorre que não posso entrar em algum sítio, agora me dou conta de que é por isso, porque quando uso proxy posso entrar. Ha! várias páginas de proxy também estão bloqueadas. Enfim, a mensagem de êrro quando quero entrar numa página é bastante comum, e já sei que não é meu admnistrador de rede, é o país inteiro.

Conheces algum blogueiro chines ou lês algum blog alternativo? Sabes que plataforma usam?

-Não conheço nenhum blogueiro chines, nem sei qual plataforma usam, porém suponho que usem blogspot e wordpress, como quase todos.

Em tua opinião, porque acreditas que bloquearam esses sítios?

-Aqui há uma grande campanha contra a pornografia e coisas como essa, por isso têem bloqueado muitos sítios. Além disso há coisas aqui das quais não se pode falar, e as páginas relacionadas a elas estão bloqueadas, Fora isso, não sei de outras razões, porém o fato é que a censura da Internet aqui é muita.

Somados à censura e o bloqueio que o governo cubano exerce sobre determinados sítios na Internet: serviço de correio, portais informativos, navegadores e plataformas blogueiras; agora a Microsoft bloqueou o MSN Messenger para todos os usuários dentro do território cubano e no Facebook fez-se uma votação on line onde um dos pontos tratava da exclusão de "amigos" de dentro de Cuba. Como te parecem estas medidas? Consideras que possam funcionar como medidas de pressão para que o governo cubano diminua a censura ou não?

-Chateiam-me, o único que fazem é complicar mais nossa vida. Em Cuba, qualquer "clic" adicional que tenhas que dar na Internet, é uma chiveta. Além disso não acredito que funcionem para nada como medida de pressão para suspender a censura. No final, os afetados por essa medida em Cuba vão ser três tipos: os que tenham Internet, a uma velocidade suficiente para acessar essas páginas. De fato, os estariam estimulando, porque sítios como Facebook servem de certa forma para quebrar a censura, e não duvido que através dessas vias, com a cooperação de "Radio Bemba" muita gente saiba de coisas lá dentro, de que não saberiam de nenhuma outra forma.

Nenhum comentário: