quinta-feira, 4 de junho de 2009

Motivo 1 (segunda parte)

Foto: Ciro e eu entrando na Etecsa, na 19 com C, Vedado.

Na segunda-feira fui à Etecsa pela terceira vez, para ver finalmente se o "Motivo 1" continuava de pé e por fim, eu sem telefone. Antes de sair para lá comuniquei-me com algumas das "minhas fontes", que ainda que não pudessem me ajudar muito fizeram-me sentir melhor, porque o fato de ter umas "fontes" é o mais reconfortante.

A garota que recebeu Ciro e a mim perguntou-me se éramos "os desconectados por decisão do Escritório Comercial" e nos mandou direto à admnistração, no segundo piso. Alí falamos com uma mulher muito amável, que me deu seu nome e sobrenome porém que omito porque estou certa de que fez o que pôde e o que não pôde também, a pobre parecia bastante descontente com seu trabalho: tirar o disfarce da Segurança do Estado.

Segundo as últimas informações, na realidade meu telefone não foi desconectado por nenhum Escritório Comercial, senão que por um "êrro desconhecido alguém mandou desconectá-lo", quando o escritório o conectou outro "êrro" voltou a desconecta-lo e desde então "há muitos êrros" cada vez que tratam de conecta-lo. Eu estava bastante alterada e lhe disse que tomaria como certo os êrros dois e três, porém que lamentava não acreditar de modo nenhum no Êrro Primário ou Motivo 1 (origem de todos os demais, uma espécie de Big Bang ou "Idéia Primordial"). Lamentei que fosse ela que tivesse que aguentar meu escândalo, quando na realidade com quem eu queria e deveria falar era com "O Criador de Êrros", foi paciente e com seu olhar cansado me pediu que voltasse na quinta-feira, para ver se o "problema" poderia ser resolvido.

Ela mesma me chamou em casa uma hora depois:

-Bem Claudia, já tens o telefone conectado.
-Obrigado, esperemos que não hajam mais problemas.
-Esperemos.

Com certeza, ainda que meus contatos não pudessem ajudar-me muito, inclusive à um disseram que o telefone estava conectado e era mentira, inteirei-me de alguns detalhes:

MLC: Moeda Livremente Conversível (eu estava certa de que era Monitoração de Linhas Controvertidas, porém me equivoquei). O que nunca chegarei a entender é por que chamavam MLC se eu não tenho nenhum serviço em divisa assinado...mistérios Etecsianos.

A outra informação é um pouco triste, demonstra a impunidade com que atuam os serviços secretos nesta pequena Ilha: mostra que uma vez por semana, num dos pontos da Etecsa desta cidade, a Segurança do Estado chega pontualmente. Os trabalhadores saem de um dos escritórios e esperam fora umas duas horas, eles (os seres sem rosto) fazem seu trabalho (ninguém sabe qual é) agradecem a colaboração dos trabalhadores, verbalmente com certeza, e depois se retiram.

Nenhum comentário: