quarta-feira, 8 de julho de 2009

Meus demônios as vezes estão cansados.



Há dias em que perco um pouco as forças e me canso da ideia de continuar num caminho no qual não se vê com clareza o final. É dificil sentir-se nadando contra a corrente, ou contra as correntes, porque em momentos sinto de verdade que vou ficando só com os tres gatos que são os que me inspiram quando estou cansada. Creio que sentiria saudade desse blog como nunca teria sentido falta de nada, é que encontrar um espaço de liberdade foi o mais diferente que me aconteceu, é o que é. É por isso que me custa a utilizar adjetivos como bom ou mal, porque é dificil qualificar a existência.

Outro dia andava distribuindo uns CDs pela G quando um rapaz me disse que tinha um blog e deu-me seu endereço sob uma advertência: não me manipulem. Ri-me e lhe disse que não o manipularia, senão que colocaria um link...logo mudei de ideia, na melhor hipótese sentiria-se manipulado se eu lhe colocasse um link, quem sabe. Depois ia pela 23 pensando que talvez lhe poderia haver respondido que eu não era Randy nem Taladrid para estar manipulando nada, que para isso servia o Granma e que eu, graças a deus, era tão pequena que seria quase irrisório pensar que pudesse manipular alguem, sobretudo num país onde a informação é uma quimera e a ideologia agoniza e aguenta como pode, seu peso, nas muletas do oportunismo.

Encontro gente sem fé que me faz diminuir a minha, gente que não entende que engoliu a paranóia como se fosse um sorvete e a digere infinitamente na barriga. Então fico triste e me pergunto se não será melhor voltar aos meus desenhos tranquilos, a preocupar-me só com meu trabalho e com o sossego de cada dia, se de todas as maneiras quase cada 24 horas alguém me diz uma destas coisas:

-Estás perdendo teu tempo.
-Essa não é a maneira.

E eu me pergunto: há algum modo específico de expressar-se livremente que seja mais importante que os outros? Qual é a maneira mais correta de tratar de ser livre? Eu na verdade me sinto contente com meu blog, simplesmente, se não é a maneira ideal, é a que eu escolhi; se estou perdendo tempo, não encontrei maior prazer que perder tempo dizendo o que me dá vontade.

Porém faz quase um ano, por pouco esqueço o texto com que apresentei Octavo Cerco: para a gente sem Fé que se move ao meu lado. Então não tenho porque duvidar, sempre foi contra a corrente e eu nunca prometi a Fé, só quis compartilhar a pouca que tenho.

Um comentário:

Anônimo disse...

Menina,
Como foi bom encontrar seu blog!! Mas você me deixou triste:
gostaria de SABER espanhol para ler em sua língua! Mas tudo bem. Parece que a tradução está ótima.
Parabéns! Você escreve MUITO BEM! Consegue "verbalizar" seus sentimentos com rara felicidade. Tenho MUITA vontade de conhecer Cuba, mas ainda não tive oportunidade.
NÃO desanime! Desejo-lhe MUITO SUCESSO em seus empreendimentos.
Felicidades!
Um admirador brasileiro.
14/07/2009.