domingo, 31 de janeiro de 2010

Quinta -e sexta-feira- de aniversários


Não é por casualidade que em 28 de janeiro Voces Cubanas complete um ano de vida na Internet, é uma data histórica e não exatamente porque um grupo de blogueiros indomáveis ou cyber fofoqueiros - fascina-me o adjetivo - tenham se liberado na Rede. Ainda recordo quando Yoani Sánchez, durante os itinerários blogueiros, nos falou de Voces Cubanas e da intenção de criar um portal plural onde unificar vozes independentes da multicolorida sociedade cubana.

De umas pequenas fotos que anunciavam cinco blogs em 2009 hoje somos vinte e seis linkados no portal. Daquela primeira reunião de blogueiros tão interessante para a Segurança do Estado, existe hoje na casa Geração Y uma academia onde um sacerdote, um músico punk, um advogado, um estudante, uma renegada da polícia política, uma artesã e um professor descobrem que podem sim, compartilhar com harmonia, o espaço de tres metros por tres metros da classe, bem que os cubanos com seus contrastes poderiam compartilhar toda a ilha.

O desafio foi grande: ensinar a bloguear sem Internet, a Twittear sem celular, a implementar plugins e a administrar uma interface que supostamente só existe on line, e aparentemente é porque a cada terça e sextas-feiras nós comprovamos que nada existe, salvo na vontade humana.

Nota: Hoje, sexta-feira 29 de janeiro, também é o aniversário de Claudio Fuentes Madan, que passou a amanhã em "conversação" - uma nova maneira que o DSE tem para chamar às prisões e interrogatórios - com dois oficiais do MININT e um "não identificado".

Nenhum comentário: