sexta-feira, 7 de maio de 2010

Estudar línguas na Abraham Lincoln



Foto: Leandro Feal

Faz alguns anos estudei francês na Lincoln e tive que passar por uma entrevista. Já haviam me advertido que as perguntas seriam políticas e preparei minhas respostas. Não vou repetir o parágrafo que recitei, só direi que obtive minha matrícula sem contratempos.

Os anos passam e se essas coisas são esquecidas, essa história estava alojada no fundo do meu cérebro até que faz uns dias um amigo me chamou e me contou suas próprias peripécias para estudar inglês.

Acontece que ninguém disse à ele que havia uma entrevista, muito menos de temas políticos. Assim foi que chegou e sentou-se tranquilamente diante do professor que lhe correspondia:

-Boa tarde.
-Boa tarde. Podes me dizer o nome dos cinco heróis?
-Bemmmmm...sinto muito, não sei.

O entrevistador franziu as sobrancelhas e abaixou o olhar:

-Podes me dizer os pontos fundamentais da Batalha de Idéias?
-Não, não sei.
-Em que consiste a guerra midiática contra Cuba?
-Desculpe, não sei do que se trata.

O professor olhou de soslaio para os lados, viu que o entorno estava "limpo" e disse:

-Meu filho, há algo de política que tu saibas?
-Sim, porém não o que você me pergunta.
-Olha, assim não podes te matricular: vai para tua casa, prepara-te bem e volta aqui.

Nenhum comentário: