quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

O Grande Mestre da ética



Foto: Erazm Ciolek
Texto: La Salamandra Blanca

Acontece que agora retomou as Reflexões. Porém desta vez com essa força que pretende manter para continuar o trelêlê com os Estados Unidos. De uma forma ou outra sempre arranja teminhas que questionam o proceder do governo do país que parece uma vez ter jurado, em segredo ou não, fazer-lhe a "guerra" até o fim de seus dias.

Queixa-se que nos impuseram um bloqueio econômico por mais de 50 anos e realmente parece que tudo o que faz é para provocar-lhes o desejo de mantê-lo cada vez mais. Sabemos que lhe interessa, porque o Bloqueio veio carregar a culpa de gerar fome e escassez, e servido para justificar o bloqueio geral que temos aqui dentro e que tem produzido muitos dos desastres neste país.

As Reflexões de quinta-feira 5 de fevereiro "As contradições entre a política de Obama e a ética" são uma espécie de formulário, 14 perguntas aproximadamente para questionar o presidente. Uma vez mais procura lembrar-lhe, e claro também a nós, todo o mal que tem sido históricamente os governos deste país com Cuba e o resto do mundo. Quase uma página inteira perguntando se Obama é correto ou justo ou aquilo e tudo o que ele , o Grande Mestre da ética, quer debater e colocar em julgamento à vista dos outros.

E o que é justo e correto aqui dentro, quando conseguirá auto-examinar-se e ver-se como o vemos debaixo, os a pé? Ou será que ainda hoje o ego não lhe permite?

Não se dá conta que já não nos interessa tanto saber mais o que pode ou não, dizer ou fazer, o presidente nos Estados Unidos, e sim o que fizeram aqui, neste país, ele e seu governo, e o que faz ou o que fará aqui para resolver o que realmente nos concerne? Escreve sobre proteger a Humanidade da degradação climática, porém não fala da parte dessa Humanidade que vive neste país em pura degradação e não precisamente por culpa do clima.

Porque não deixa já o papel de grande figura sagrada, com transcendência internacional, questionadora da dignidade do resto e referindo sempre com interêsse pela Humanidade, para refletir todos os dias publicamente, fazendo-se perguntas dessas que diz "sem respostas fáceis". Sobretudo acerca do que queremos saber, ter, mudar e ver aqui.

Que fez ele por nós em 50 anos de poder absoluto? E peço por favor, que fale além das conhecidas reforma agrária, campanha de alfabetização, medicina e educação "grátis", que isso é água passada.Agora vivemos outros tempos, outras necessidades, outra maneira de pensar e de viver, somos OUTROS, entenda-se novos, diferentes. Chega de viver só da lembrança das calamidades resolvidas e superadas pela Revolução, que faz pouco tempo deixou de ser revolucionária.

Diz não cometer pecado, ao expor modestamente suas idéias. Porém que não venha ninguem expor as suas, livre e modestamente tambem ( a não ser que critique os Estados Unidos ), e menos ainda se é para questionar algo neste país e muito menos fazê-lo público, porque aqui impõe a censura ou vem o delator sem questionamentos éticos e quase com poderes de onipresença, com celular programado para chamar urgentemente a polícia e fazer com que a liberdade de expressar-se (ainda que seja na roupa) seja só um sonho convertido em pesadelo ao despertar num calabouço, com ao menos uma advertência enquadrando-te e uma multa.

Poderiam sair umas reflexões com o título: As contradições entre a política de Fidel e a ética. Onde valeria tambem fazer ao Mestre sua própria pergunta: "É correto prometer uma conciliação de tão antagônicos e contraditórios interêsses sem transgredir a ética?".

Nenhum comentário: