quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Reflexões



Foto: Claudio Fuentes Madan

Texto: La Salamandra Blanca

Lí o Granma da passada sexta feira 23, motivada por saber o que ele tinha conseguido escrever em suas retomadas reflexões, logo após prolongado período de silêncio que provocou as conhecidas dúvidas sobre a sua saúde e até sobre a sua existência física.

Parece vangloriar-se pessoalmente, com sutileza (omitindo seu próprio nome) dizendo que a Revolução Cubana em seus 50 anos passou por onze presidentes estadunidenses. Depois de referir-se a Obama de maneira quase afável, explica a todos os interessados e crédulos a respeito, o porque da redução das suas Reflexões. Faz saber que não está interessado em obstaculizar o trabalho dos companheiros, algo que devido ao seu hábito de meter-se em tudo deve resultar-lhe muito difícil, e a nós difícil de crer. Como era de esperar deixa no ar ao undécimo presidente uma pergunta final com a típica observação: que fará rapidamente quando o imenso poder que tomou nas mãos seja absolutamente inútil para superar as insolúveis contradições antagônicas do sistema?".

Chama de raro privilégio ao feito de haver observado os acontecimentos durante tanto tempo. Quando isso não foi pura casualidade, nem remotamente produto de um dom divino outorgado exclusivamente à ele, senão algo muito bem planejado, batalhado e mantido com todas as forças armadas e almofadadas, para e por ele mesmo. O raro será por desfrutar do poder ainda hoje, ou porque lhe é difícil crer que tenhamos aguentado tanto tempo?

O que mais gostaram os muitos que o ouviram, é a menção de que não devem estes companheiros preocuparem-se por sua condição grave ou morte. Tão só o feito de aludir à possibilidade de que quando o mandato de Obama se conclua já não gozará deste privilégio, serve de alívio a muitos, como se houvesse dito que sómente lhe restam menos de quatro anos de vida.

Se esta pergunta que fez à Obama fizéssemos a ele mesmo, gostaria de saber o que reponderia. Ou não se deu conta que ele tambem teve um imenso poder em suas mãos durante muito mais tempo e tampouco resolveu as insolúveis contradições crescentemente antagônicas deste sistema? Isso não o faz pensar que a esta altura já se tornou inútil esse poder que ainda desde sua condição grave mantem?...
Poderia refletir sobre isso e dar-nos ao menos o alegre gozo de publicá-lo.

Nenhum comentário: