domingo, 6 de setembro de 2009

Back to my proxy


As pessoas que lêem os blogs em Cuba, o fazem geralmente desde vocescubanas. É mais facil porque na plataforma já estão juntos todos os blogueiros e não se tem que gastar tempo abrindo muitas páginas ao mesmo tempo. O tempo online em Cuba vale ouro, seja já porque custa muito caro, porque alguém está navegando "prestao" graças a um sócio ou porque está no trabalho e aproveita os segundos em que sabe que não terá um olhar sobre os seus ombros.

Uma nova plataforma independente para muitos blogueiros era a possibilidade de administrar seus sítios (Yoani Sánchez, Reinaldo Escobar e Miriam Celaya). Para mim especificamente foi o desafio de administrar em Wordpress e a possibilidade de ser lida graças ao software livre dentro do meu país. Para outros blogueiros como Pablo Pacheco significava a certeza de que desde Havana seus posts seriam publicados e lidos.

Com certeza faz dias que não podemos entrar em Voces desde Cuba; este bloqueio não muda muito nossas condições: administrar é um luxo e quase todos os blogueiros têm um amigo que os ajudam de algum lugar do mundo onde o governo não se preoocupa com que seus cidadãos naveguem livremente na Internet. Seja de Havana ou do Polo Norte, nossos textos continuarão sendo publicados apesar da paranóia governamental.

Para os leitores da Ilha: por cada censor pago na Internet que existe no mundo, há um hacker voluntário. Voces Cubanas abre com proxy, comprovei que estes tardam em serem superados em Cuba, assim é que lhes deixo uma lista dos que agora mesmo estão funcionando:

Nenhum comentário: