sexta-feira, 15 de maio de 2009
Mais militares
Vídeo: El professor, do Ciro
Por que o novo Ministro da Educação pertenceu às Forças Armadas Revolucionárias (FAR)? Entrar na análise do sentido que possa ter numa sociedade a existência de um exército supera sem dúvidas meus conhecimentos, que eu possa sonhar com um mundo sem exército e sem militares é uma utopia.
Porém o que não é uma utopia é querer um país onde as Forças Armadas tenham bem definidas suas limitações e onde as instituições da sociedade civil mantenham, além de sua autonomia, um controle sobre o poder militar. As novas mudanças no governo apontam à um aumento da militarização (se isto ainda é possivel) da sociedade cubana em todos os níveis. Todos os altos cargos que supostamente deveriam estar representados por civis (incluida a presidência com certeza) estão pouco a pouco sendo ocupados por militares e a Troca no Olimpo anuncia uma mudança no vestuário: da guayabera branca à uniforme verde oliva.
Ainda é muito cedo para perceber os resultados desta nova pirâmide no poder, porém a história muitas vezes já nos mostrou o que acontece quando uma sociedade é governada por militares.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário