quarta-feira, 27 de maio de 2009

O que é uma rede social?



Foto: Pagando a multa de 600 pesos de Gorki em medios (0,50), por OLPL

Quando Gorki esteve preso em agosto, entre os blogs de cubanos dentro e fora de Cuba estabeleceu-se uma rede social: intercâmbio de informação, prioridade para dar notícias sobre a situação em Havana, etc; daqui de dentro nós estabelecemos também uma rede muito menor, que estava conectada com a dos blogueiros e que priorizava a solidariedade. Recordo que Lizabel Mónica me chamou e disse: poderia ser qualquer um de nós quem está no calabouço. Se quando saimos do protestródromo um amigo não houvesse estado atrás do telefone para levar-me numa bicicleta até à casa de outro amigo que tinha um computador, e eu não tivesse a conta de correio eletrônico de outra amiga, nunca teria podido mandar a mensagem dos golpes e prisões. Não o sabíamos, porém éramos uma pequena rede social.

Isso é mais ou menos o que é: um conjunto de cidadãos completamente independentes, que não militam na mesma organização ou que não pertencem a nenhuma (como eu), e que por solidariedade, por convicção ou porque lhes dá vontade e gostam, estabelecem um contato desinteressado de ajuda mútua.

O bom que tem é que NÃO é uma organização e que todo mundo pode participar até o ponto que considere seguro ou conveniente. Não tem que assinar, não tem que escrever, não tem que dar a cara, não tem que protestar e não tem que arriscar-se se não quiser.

Eu creio sim que em Cuba há pessoas que lêem os blogs, e creio também que essas pessoas podem fazer que outras pessoas leiam os blogs. Se me lês em Cuba: as cópias dos discos, passe-as em memórias USB, renova tua cópia mensalmente com a mesma pessoa que te deu no mês anterior e volte a passar para teus amigos.

E lembra sempre: Tu lês voces cubanas porque gostas. e isso não tem nenhum risco.

Nenhum comentário: